Segunda-feira, Julho 22, 2024
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2024: O ano da mudança digital

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Chegou 2024, e como não poderia de deixar de ser, partilho com todos alguns pontos que considero importantes para este novo ano. Vamos então a isto, sem rodeios, e com uma explicação pragmática e simples.

SEO – Otimização para os motores de pesquisa

Por muito que queira, é difícil fugir a este tema. A otimização de SEO é mesmo fundamental para a sua marca. Em 2024, imagine o SEO como o GPS do mundo online, mas como se estivéssemos a dar direções com a nossa voz. A utilização de voz veio provar-se mais prática, simples e rápida para os utilizadores e com a implementação e melhoramento deste mecanismo em diversas plataformas – como é o caso do Chat GPT – será notório neste ano a sua utilização também no Google Search.

Por isso, mantenha o seu site atualizado com linguagem natural e palavras-chave relevantes.

Marketing de Conteúdo

Sabem como adoro o marketing de conteúdos e aqui a regra é ser cru e real, como contar uma boa história para os amigos. Esqueça os textos complexos, vamo-nos concentrar em criar conteúdo que as pessoas realmente queiram ler e ver. Mantenha uma comunicação humana, atual, visual e atrativa.

Realidade Aumentada e Virtual

No turismo a pesquisa por um local ou atração é algo que consome horas de vida dos utilizadores. Estes, quando colocam o seu dinheiro em causa, procuram pela experiência perfeita e são meticulosos na sua escolha. A realidade aumentada e virtual são ferramentas que vão continuar a crescer neste novo ano. É como um “experimente antes de comprar”, mas na versão digital. Desta forma, poderá mostrar o seu espaço ou atrair o visitante com uma preview da experiência que este vai adquirir.

Mas não se esqueça, o virtual é importante, mas a experiência pessoal é aquela que deve cumprir com os desejos do seu cliente e a única que vai causar um bom feedback.

Vídeo-Marketing e Conteúdo “Short”

Para mim, a nível de redes sociais, nada é mais importante do que os vídeos curtos. Seja no Instagram, TikTok ou até mesmo agora no Facebook, estes vídeos são fundamentais para a sua marca e deve ser o tipo de conteúdo em que deve concentrar a maior parte do seu esforço. O alcance é brutal, são visualmente atrativos e conseguem transmitir a essência da sua marca como nenhum outro conteúdo.

Além disso, não é necessário que sejam muito complexos ou profissionais. Tal como referi acima, o marketing de conteúdo em 2024 pretende-se que seja cru, natural e realista.

Em 2024 vamos estar numa jornada digital incrível e que vai sofrer, tal como o mundo, muitas mudanças durante o seu percurso. Por isso, espero que estas dicas sejam o seu mapa nesta nova viagem.

Até já, bom 2024 e boas reservas!

Por Miguel Estorninho

Cofundador da Agência Digital Natives e Mestre em Marketing e Comunicação.

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