Segunda-feira, Dezembro 9, 2024
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024

SIGA-NOS:

41% das agências de viagens foram criadas nos últimos 5 anos

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

Uma recente análise da Insight View revelou que 41% das agências de viagens portuguesas foram criadas nos últimos cinco anos, com maior destaque nas cidades de Lisboa, Faro e Porto.

Lisboa é o principal centro de negócios deste setor, alojando 36% das empresas e representando 57% do volume total de negócios. Faro e Porto, cada um, contam com 14% das empresas, sendo que contribuem com 10% e 14% do volume total de negócios, respetivamente.

Outras regiões em destaque são Setúbal, com 6% das empresas e 2% do volume total de negócios, e Madeira, com 5% das empresas e 4% do volume total de negócios. O restante território nacional abriga 25% das empresas, que correspondem a 14% do volume total de negócios.

Antiguidade das empresas

Segundo os dados do Insight View, cerca de 20% das empresas têm menos de um ano de existência. A proporção de empresas aumenta ligeiramente com o tempo de atividade, alcançando 21% para empresas com dois a cinco anos de existência e 29% para aquelas com seis a dez anos. As empresas com mais de 25 anos constituem apenas 9% do total.

No que diz respeito ao volume de negócios, as empresas mais estabelecidas são as que contribuem mais para a faturação do setor, sendo que as com mais de 25 anos são responsáveis por 53% do volume de negócios.

Dimensão das empresas

A distribuição por dimensão das empresas mostra a atomização de um setor onde a presença das grandes e médias empresas é testemunhal: 86% são microempresas, percentagem que sobe para 99% se acrescentarmos também as pequenas empresas.

Em termos de volume de negócios, as microempresas contribuem com 16%, as pequenas empresas com 41% e as médias com 26%. As grandes empresas, embora quase inexistentes em número (<0%), dominam uma parte significativa da faturação, com 17% do volume total de negócios.

Risco de incumprimento

Cerca de 57% das empresas do setor apresentam um risco médio, representando 33% do volume total de negócios. Empresas com risco baixo constituem 39% e contribuem com 64% do volume total de negócios, indicando uma boa estabilidade financeira. O risco elevado é observado em 3% das empresas, enquanto o risco máximo é observado em apenas 1% das empresas.

As agências de viagens trabalham com uma elevada dependência de financiamento externo, que representa 76% do total das suas fontes de financiamento, e uma baixa qualidade da dívida, uma vez que 69% dos fundos emprestados vencem a curto prazo.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img