Malas de água no aeroporto de Faro surpreenderam os turistas que por lá passaram esta terça-feira. A ação insere-se na campanha Save Water e procura alertar os turistas para a importância de poupar água.
“Os turistas que chegaram hoje ao aeroporto de Faro depararam-se com seis malas cheias de água (40 litros cada uma) a rodar nos tapetes da área de recolha das bagagens”, lê-se no comunicado enviado pelo Turismo de Portugal e Turismo de Algarve. “Malas que simbolizam a quantidade de água que cada turista pode poupar diariamente através de um uso mais consciente e responsável deste recurso”.
A iniciativa contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente da Região Turismo do Algarve, André Gomes, da vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e da Chief Operational Officer da ANA Aeroportos, Chloé Lapeyre.
Até ao final do ano, a campanha estará em “outdoors na região do Algarve e em meios digitais nacionais e nos principais mercados emissores de turistas”, com vista a sensibilizar os visitantes estrangeiros para as boas práticas no uso de água na região.
Além disto, a sessão no aeroporto de Faro incluiu uma apresentação dos resultados das ações de poupança de água na região. Citando dados da ADENE – Agência para a Energia, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, referiu que, entre janeiro e maio, a adesão de empreendimentos turísticos ao selo de eficiência hídrica Save Water permitiu uma redução do consumo global de água de 12%.
Até ao momento, 110 empreendimentos turísticos já aderiram ao selo Save Water através do registo na plataforma “Compromisso com a Eficiência Hídrica no Algarve”. Destes 110, 80% “estão já em fase avançada de implementação de medidas e em linha com o plano de ação (números à data de 18 de julho)”.
Albufeira, Loulé, Lagoa e Portimão são os concelhos que registam “mais adesões dos respetivos empreendimentos, em termos absolutos”. Os números de aderentes atuais correspondem a 31% da oferta de camas em empreendimentos turísticos disponíveis na região.
“O desafio hídrico no Algarve impulsionou uma transformação profunda no setor turístico. Através do selo Save Water, estamos a incentivar a adoção de práticas inovadoras para reduzir o consumo de água e a adesão dos nossos parceiros demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade”, comenta o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes. “Acreditamos que, ao promover a eficiência hídrica e a sensibilização para a importância da água, construiremos um futuro mais sustentável para a região. A colaboração entre todos é fundamental para superar este desafio e posicionar o Algarve como um destino de referência em termos de turismo sustentável”.
Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, refere que “a promoção de Portugal como um destino sustentável é fundamental e a campanha Save Water reflete esse compromisso. Através de ações de sensibilização junto dos turistas, como a de hoje, estamos a destacar a importância da preocupação ambiental e a envolver os visitantes na proteção dos nossos recursos hídricos.
Neste sentido, a “meta” passa por “transformar cada turista num agente ativo e positivo na utilização eficiente da água, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos”, segundo Lídia Monteiro.
Já o secretário de Estado do Turismo destaca que “a proteção dos recursos naturais como a água é um desafio que tem de ser partilhado pelas empresas, entidades públicas e pelas pessoas, residentes e turistas. Nesta medida, o Governo colocou a água como prioridade nas políticas de sustentabilidade nacionais, em particular, no Algarve. O turismo dá o exemplo de mobilização e de compromisso, com ações concretas de mudança de comportamentos e de transformação do tecido empresarial”.