A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) revelou os resultados do seu Inquérito Global de Passageiros de 2023 (GPS) relacionados com a acessibilidade do transporte aéreo para passageiros com deficiências, demonstrando níveis significativos de satisfação entre os passageiros que utilizaram serviços de assistência especial. Segundo o inquérito, 80% dos viajantes que recorreram a esses serviços afirmaram que as suas expetativas foram cumpridas.
Conrad Clifford, Diretor-Geral Adjunto e Secretário Corporativo da IATA, sublinhou o compromisso da associação em garantir que todos os viajantes tenham acesso a viagens seguras, fiáveis e dignas. Embora reconheça que ainda há muito trabalho a fazer para apoiar as necessidades dos passageiros com deficiências, Clifford considera que “este resultado do inquérito demonstra progresso em direção a esse compromisso”.
O inquérito também aponta para um aumento na procura de assistência especial por parte dos viajantes. Com o envelhecimento da população em muitos mercados de transporte aéreo, a IATA prevê que essa tendência deverá continuar, o que coloca desafios adicionais às companhias aéreas na alocação de recursos para atender a esta importante parcela de passageiros.
Linda Ristagno, Diretora Adjunta de Assuntos Externos da IATA, salientou a importância de fornecer assistência adequada e personalizada aos viajantes com necessidades especiais. “Atualmente, um pedido de assistência especial quase sempre resulta em serviços de cadeira de rodas. No entanto, o requisito real do viajante pode ser muito diferente. O viajante pode simplesmente precisar de ajuda para navegar por aeroportos movimentados ou ter dificuldade em subir escadas, ou pode ser totalmente móvel, mas com deficiência visual. Estamos a trabalhar em formas de garantir que as cadeiras de rodas estejam disponíveis quando necessário, bem como as opções certas para a diversidade das necessidades dos viajantes,” disse Linda Ristagno.
Necessidade de Informação Clara
O inquérito também realçou a acessibilidade dos websites como uma área a ser melhorada. 20% dos viajantes sublinharam que a melhoria da acessibilidade dos websites para efetuar reservas deve ser uma prioridade.
Reconhecendo esta necessidade, a IATA emitiu recentemente orientações para garantir que os websites das companhias aéreas forneçam um acesso fácil a todas as informações necessárias para os viajantes com deficiências. Com o objetivo de garantir igualdade de acesso para todos os passageiros, estas orientações incluem: o desenvolvimento de um portal de fácil utilização dedicado à acessibilidade nos websites das companhias aéreas; a clarificação dos critérios para a atribuição de assistência; e ênfase na importância de os passageiros solicitarem assistência com antecedência, preferencialmente durante o processo de reserva.
As orientações destacam uma abordagem simplificada, permitindo que os viajantes com deficiências acedam a informações cruciais com apenas um clique a partir da página inicial.
“A informação clara é crucial para qualquer pessoa que deseje viajar. Isso é particularmente relevante para pessoas com deficiências que necessitam de assistência e devem preparar cuidadosamente a sua viagem. Embora as companhias aéreas tenham feito progressos na prestação de orientações abrangentes nos seus websites, há espaço para melhorias, especialmente na facilitação da pesquisa de informações específicas,” salientou Ristagno.