Portugal entre os cinco países da UE com maior peso das viagens domésticas em 2025

-PUB-spot_img

As viagens realizadas dentro de Portugal representaram 85% do total das deslocações dos residentes portugueses em 2025, colocando o país entre os cinco Estados-membros da União Europeia (UE) com maior peso das viagens domésticas. Os dados foram divulgados esta sexta-feira, 9 de outubro, pelo Eurostat, que revela que 92% das viagens realizadas pelos residentes na UE tiveram como destino países do próprio bloco comunitário.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia, Portugal registou a terceira maior proporção de viagens domésticas, a par da Grécia e de França, ambos com 85%. Apenas a Roménia (89%) e Espanha (87%) apresentaram percentagens superiores.

No extremo oposto, o Luxemburgo registou a menor proporção de viagens realizadas dentro do próprio país, com apenas 5% do total, seguindo-se a Bélgica (29%) e Malta (32%).

No conjunto da União Europeia, os residentes realizaram 1,20 mil milhões de viagens pessoais e profissionais em 2025, o que representa um crescimento de 1,4% face ao ano anterior, equivalente a mais 17 milhões de deslocações.

Deste total, 848 milhões corresponderam a viagens domésticas, representando 70% do total, enquanto 264 milhões foram viagens internacionais com destino a outros países da União Europeia, equivalentes a 22%. Assim, 92% das viagens realizadas pelos residentes europeus tiveram como destino o próprio espaço comunitário.

As viagens para destinos fora da União Europeia representaram os restantes 8%, sendo que menos de metade destas deslocações tiveram como destino países fora do continente europeu.

Apesar de as viagens domésticas terem representado a maioria das deslocações, a despesa total dos residentes europeus foi superior nas viagens internacionais. Em 2025, os residentes na UE gastaram 379,4 mil milhões de euros em viagens ao estrangeiro, contra 266,2 mil milhões de euros em deslocações dentro dos respetivos países.

Nas viagens domésticas, o alojamento representou 34% da despesa total, equivalente a 90,3 mil milhões de euros, enquanto os transportes corresponderam a 21%, num total de 56 mil milhões de euros.

Já nas viagens internacionais, o alojamento concentrou 35% da despesa, ou 131,3 mil milhões de euros, enquanto os transportes representaram 32%, correspondentes a 121,5 mil milhões de euros.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img