Terça-feira, Setembro 30, 2025
Terça-feira, Setembro 30, 2025

SIGA-NOS:

Autónoma Tourism Talks: Ep.11 | Solange Moreira

-PUB-spot_img

No mais recente episódio do videocast Autónoma Tourism Talks, iniciativa conjunta entre a Universidade Autónoma de Lisboa e o TNews, recebemos Solange Moreira, CEO da Ukino Hotels.

Apesar de o turismo não ter sido a sua primeira escolha – sonhava estudar Ciência Política – um verão em Tenerife acabou por mudar o rumo da sua vida. “Fui empurrada pelo meu pai, que trabalhava num operador turístico. Fui fazer uma temporada e acabei por ficar a viver lá”, contou.

Começou como guia turística, passou pelo departamento de reservas e, aos poucos, foi-se apaixonando pela área comercial. A sua carreira levou-a a destinos como República Dominicana e México, onde trabalhou em grandes resorts e lidou com mercados internacionais como os EUA, Canadá e América do Sul. “Foi uma escola incrível, aprendi imenso e tive a sorte de ter empresas que me apoiaram muito, inclusive a nível familiar”, recordou.

O regresso a Portugal aconteceu após uma breve experiência na área política no México. Já em solo nacional, passou por grupos como Pestana, SANA e Be Live Hotels, até que, durante a pandemia, decidiu fundar a sua própria empresa. Assim nasceu a Ukino Hotels, uma marca que aposta na gestão personalizada de unidades hoteleiras, com foco na identidade de cada hotel e na experiência do cliente.

“Queria algo meu, com a minha identidade e da minha sócia. Uma marca mais humana, sem perder o ADN do destino onde está inserida”, explicou Solange. O projeto começou com dois hotéis e resultados acima do esperado: “Conseguimos superar os números da cadeia anterior e o nosso site tornou-se o principal canal de vendas logo na primeira temporada”.

Apesar dos desafios de competir com grandes marcas internacionais, a empresária mantém-se otimista e motivada. “A hotelaria permite-nos criar memórias, gerar emoções. E estamos sempre a aprender com pessoas novas, culturas novas. É isso que me fascina.”

Na reta final da conversa, Solange deixou conselhos às novas gerações que sonham com uma carreira em turismo: “É preciso gostar muito. Isto não é um emprego das nove às cinco. O know-how aprende-se, mas a empatia, a proatividade e a atitude vêm de dentro”.

Acompanhe-nos também nas plataformas: SPOTIFY | AMAZON | TUNE IN

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img