O grupo hoteleiro Accor está determinado em consolidar a sua posição de liderança e expandir a sua presença em destinos mediterrânicos e de lazer ao longo do primeiro semestre de 2024. Com um portefólio diversificado que inclui marcas Premium, Midscale e Economy (PME), a Accor está focada em fortalecer a sua presença na Europa, incluindo Portugal e Espanha.
O plano de crescimento para estas marcas baseia-se na forte posição do grupo no continente, que inclui aproximadamente 3000 hotéis PME em mais de 40 países.
Nos primeiros meses de 2024, a Accor já deu as boas-vindas a uma série de novas propriedades, incluindo o TRIBE Milano Malpensa, a primeira entrada da marca de design em Itália, e o Mercure Tirana, a primeira propriedade da marca na Albânia. Além disso, o grupo continua a expandir a família de marcas ibis com novos hotéis Economy em França, no Reino Unido e na Roménia. Na rede Premium do grupo, o Swissôtel abriu recentemente no Montenegro e na Geórgia.
Mercado de lazer em Espanha e Portugal
A trajetória de crescimento das divisões PME da Accor continuará com aberturas adicionais planeadas para 2024 em diferentes marcas e destinos na região. Este plano centra-se no reforço da sua “posição de liderança e na expansão em destinos de lazer e mediterrânicos”, como Espanha e Portugal. No mercado de lazer, especialmente em destinos como Espanha e Portugal, a Accor está a intensificar as suas operações. Em Portugal, está programada a inauguração do primeiro hotel nos Açores, o Mercure Azores Ponta Delgada. Destacam-se também dois estabelecimentos em Benidorm, Espanha, um Mercure inaugurado em 2022 e um ibis Styles em preparação.
Durante o ano passado, o grupo assinou nove projetos em Espanha: ibis Styles Benidorm; ibis Styles Girona; ibis Styles Zumaia; Novotel Valencia (abertura em 2024); ibis Madrid Norte Las Tablas; ibis budget Barcelona 22; ibis Madrid Centro; ibis Valencia; e ibis Styles Zaragoza.
Após um número recorde de contratos assinados no ano passado, até dezembro de 2023, a divisão PME tinha em carteira mais de 350 hotéis e mais de 45 000 quartos na região da Europa e do Norte de África.
“A Europa é a casa histórica da Accor e continua a proporcionar oportunidades interessantes para o setor hoteleiro. A nossa estratégia de crescimento está totalmente alinhada para responder à evolução dos mercados e às expectativas dos viajantes. 2023 foi um ano de crescimento recorde, demonstrando a atratividade da nossa carteira de marcas. 2024 marca o primeiro ano completo para a organização Premium, Midscale e Economy da Accor, e esperamos concretizar todo o potencial desta região incrivelmente diversificada”, afirmou Patrick Mendes, diretor-geral de Premium, Midscale e Economy da Accor na Europa e Norte de África.
Aberturas no resto da Europa:
Na bacia do Mediterrâneo, uma das principais áreas de crescimento da Accor, o grupo planeia expandir a sua presença com novas aberturas em Itália (Roma e Sondrio) e Chipre (Larnaca) sob as marcas Mercure e Handwritten Collection, bem como um forte crescimento em França, com mais de 30 novas aberturas previstas para 2024.
Outros destaques do crescimento europeu incluem a próxima abertura de um hotel Novotel, em Hamburgo (Alemanha), e em Bruges (Bélgica), a estreia do ibis Styles, na Islândia, e do Greet, em Bruxelas, bem como a abertura do primeiro hotel TRIBE na Letónia (Riga). No Reino Unido, a Accor irá expandir a marca TRIBE com um novo hotel em Manchester e um novo ibis Styles no aeroporto de Gatwick.
O grupo também tem planos de desenvolvimento ambiciosos para a sua carteira de hotéis premium, com a abertura prevista do Mövenpick Resort & Spa Karpacz e do Mövenpick Wrocław, que marcará o lançamento da marca na Polónia, bem como a estreia da marca Pullman no Montenegro e na Hungria.
“O crescimento da nossa carteira de produtos Premium, Midscale e Economy é o testemunho do reconhecimento e da confiança consistentemente demonstrados pelos nossos clientes e parceiros hoteleiros na região. Isto é apenas o começo, e continuamos empenhados na nossa estratégia de expansão com um roteiro claro, não só para consolidar a nossa presença, mas também para explorar mais destinos de elevado potencial onde sabemos que os viajantes querem estar”, disse Philippe Bijaoui, diretor de desenvolvimento da Accor para as marcas Premium, Midscale e Economy na Europa e no Norte de África.