Sábado, Novembro 26, 2022
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ACI Europe defende regressar às regras pré-pandémicas de uso dos slots de 80-20

A ACI Europe pediu ao Conselho da União Europeia e ao Parlamento Europeu para apoiarem a recomendação da Comissão Europeia de voltar à taxa de utilização das slots dos aeroportos de 80/20 no inverno. “A proposta de Bruxelas é apoiada por dados de tráfego atuais, previsões robustas e amplas provas de estabilização do mercado”, com uma recuperação de 90% em relação aos níveis de 2019, lê-se num comunicado.

A regra, prévia à pandemia de covid-19, estabelece que as companhias aéreas devem operar um mínimo de 80% das suas faixas horárias a fim de manterem as suas licenças de rotas na temporada seguinte. A ACI Europa sublinhou que esta proporção é controlável para a indústria aérea, dados os níveis de recuperação das operações.

“É imperativo que o Conselho da UE e o Parlamento Europeu cheguem agora a acordo sobre as regras de slots que colocam verdadeiramente a conectividade e os consumidores em primeiro lugar – em vez do interesse de algumas companhias aéreas”, pode ler-se no comunicado da ACI Europe.

A este respeito, a associação observou que o Eurocontrol prevê uma recuperação do número total de voos, para 90% dos níveis de 2019, até ao final do ano. “A capacidade de lugares oferecidos pelas companhias aéreas na Europa aumentou para 84% dos níveis pré-pandémicos no terceiro trimestre deste ano e prevê-se que atinja 87% no quarto trimestre”, reforçou a ACI Europe.

Várias companhias aéreas, tais como a Air France, Iberia e SAS, anunciaram publicamente a recuperação dos seus horários de voo e novas rotas para a época de inverno, demonstrando uma elevada procura e uma recuperação sólida em toda a rede europeia, negando a necessidade de uma taxa mais baixa de utilização das slots aeroportuárias.

“Ao insistir numa taxa de utilização mais baixa, de 70% ou menos, vários Estados-Membros da União Europeia estão a ignorar as realidades do mercado e a optar por estar ao lado dos interesses das companhias aéreas em detrimento do resto da aviação, corroendo a conectividade e a escolha disponível para os consumidores”, refere o comunicado.

A ACI Europe recorda que uma taxa de utilização mais baixa durante o verão contribuiu para um aumento de 13% nas tarifas aéreas em julho e agosto, além de ser um fator que contribuiu para o congestionamento e para as perturbações operacionais verificadas em muitos aeroportos.

Olivier Jankovec, diretor geral da ACI Europa, afirmou: “Uma taxa de utilização global mais baixa impediria outras companhias aéreas de utilizarem estas slots. Isto significa desperdício de capacidade aeroportuária, menor conectividade, tarifas mais elevadas para os consumidores e perda de receitas. Seria semelhante a fornecer um subsídio a algumas companhias aéreas à custa direta dos consumidores e do resto da indústria”.

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