Quarta-feira, Outubro 5, 2022
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“Acreditamos ainda mais hoje no projeto Bestravel, do que antes da pandemia”

Rede, marca e produto. São estes os três eixos que alicerçam a atuação da rede de agências de viagens Bestravel e que se evidenciaram durante o período da pandemia. “Acreditamos ainda mais hoje no projeto da Bestravel, do que o que acreditávamos antes da pandemia”, afirmou Carlos Baptista, aos jornalistas, à margem da XXVII convenção da Bestravel que decorre até este domingo, dia 10, na Figueira da Foz. “Temos uma rede forte, competente e gente com muitos anos de Bestravel”, defendeu o responsável, não escondendo que a pandemia foi “problemática para todos e a Bestravel não foi exceção”. Porém, “veio provar que era necessário que três eixos estivessem bem alicerçados para que os projetos tivessem sucesso: a rede, marca e produto”.

Antes da pandemia, a Bestravel contava com 54 pontos de venda. Algumas agências fecharam, o que resultou na perda de lojas importantes em Viseu e na Guarda. No entanto, já este ano, a marca abriu uma agência na Maia, contabilizando atualmente 45 pontos de venda.

“Esses fechos são um processo de reestruturação normal durante uma crise. Na grande maioria, o fecho ocorreu no início da crise”, explica.

Carlos Baptista garante, no entanto, que continua a existir “muita procura pela marca Bestravel, o que é algo de salutar numa altura destas”. “Temos vários pedidos para abrir, estamos a analisar e certamente vamos abrir mais agências até ao final do ano”.

A prioridade é, para já, continuar o trabalho de consolidação da rede Bestravel, que “tem o cliente como referência”. “Já somos os melhores e queremos trabalhar isso na mente do consumidor. Enquanto rede Bestravel, a qualidade e serviço é a referência número do nosso trabalho à data de hoje”, garante.

Tendo a consolidação de posicionamento feita, o objetivo da rede é voltar à expansão e recuperar o posicionamento em destinos estratégicos, mas “sempre de forma estruturada e consistente”, defende, assumindo ainda que, “pelo facto do projeto Bestravel ser interessante, possa haver agências no mercado interessadas em entrar na rede. Havendo, serão analisadas”.

Ao fim de dois anos de pandemia e com resultados negativos, os balanços das agências de viagens “estão destruídos”, constata Carlos Baptista, quando questionado sobre a situação das agências e quais as maiores preocupações.

“Houve apoios para que as agências conseguissem fazer esta travessia no deserto e há a expetativa que possa haver mais apoios que sejam um empurrão final. Mas, acima de tudo, o que as agências mais desejam é uma estabilização do mercado, não querem viver de apoios, mas daquilo que é o seu negócio”, defende.

Aposta no produto e formação

Tendo como foco o produto, Bestravel está a trabalhar no processo de integração de novas parcerias. Além da parceria exclusiva já anunciada com a Variety Cruises, que oferece cruzeiros de um segmento médio alto, a marca está a trabalhar com os parceiros estratégicos, “no sentido de criar diferenciação de produto em relação a outras redes e marcas”. “É fundamental, porque diferencia aquilo que é o posicionamento da marca Bestravel perante o cliente final. Só há duas formas de trabalharmos a sensibilidade de preço do consumidor: pelo serviço e por uma diferenciação de produto”, justifica o administrador.

Outro dos eixos de atuação é a formação: “Temos um plano ambicioso [de formação] no sentido de retomar ativamente o posicionamento da rede e dos agentes naquilo que são os nossos desafios perante o cliente”, acrescenta.

O lançamento de ferramentas é também destacado pelo responsável. A par do que foi lançado durante a pandemia, estão em desenvolvimento novas ferramentas que serão conhecidas no futuro. Neste campo, Carlos Baptista destaca o lançamento, durante a pandemia, de uma central de compras de hotelaria. “É já o fornecedor número um de consumo de hotelaria dentro da rede Bestravel”, sublinha.

A convenção da Bestravel decorre na Figueira da Foz, entre 7 e 10 de abril, contando com a presença de 180 agentes de viagens da rede e fornecedores.

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