A AHETA vai realizar uma cerimónia de assinatura de um acordo de parceria com o ISQ, o maior Centro de Interface Tecnológico nacional, que disponibiliza ao mercado serviços em diferentes setores de atividade. O evento “Greening Tourism – Desafios de Sustentabilidade para o Turismo e Hotelaria” terá lugar no próximo dia 6 de junho, em Albufeira, e decorre no seguimento de uma política de parcerias, implementada pela nova direção da AHETA.
Este acordo, tem vários objetivos, destacando-se a área da capacitação e competências.
Será preparado um plano de formação disponível a todos os colaboradores das empresas algarvias, com vista à melhoria das suas competências. Aos associados da AHETA serão proporcionadas condições especiais de acessibilidade.
“O que a direção da AHETA pretende é dar acesso alargado a esta formação, podendo toda a gente participar”, refere Hélder Martins, presidente da associação.
Pedro Matias, presidente do ISQ destaca “como sabemos, a economia da região do Algarve está muito suportada no turismo e por isso tem cada vez mais de subir na cadeia de valor para ser competitiva e prestar um serviço de alta qualidade a todos os níveis. É por isso da maior importância a aposta na qualificação e capacitação de todos os colaboradores do setor do turismo de forma a corresponder a essa necessidade absoluta. É por isso de saudar esta visão estratégica da nova direção da AHETA, na pessoa do Hélder Martins e de toda a nova direção, que percebeu desde o início que o caminho não pode ser outro”.
O ISQ tem competências específicas na área da capacitação e formação através do trabalho feito pela ISQ ACADEMY, pelo que “este protocolo formaliza e operacionaliza esta visão estratégica da AHETA e permite ao setor dispor de um produto de valor acrescentado para o seu negócio”, afirma a AHETA.
Em simultâneo com a assinatura do protocolo, foi preparada uma conferência, subordinada ao tema Greening Tourism que abordará o tema da sustentabilidade no turismo, “um dos fatores mais importantes no momento e que pretende a sensibilização e adaptação de todos os players do setor para as questões estratégicas, nesta área”, conclui a associação.