Nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro, o Conselho de Administração da Air France-KLM tomou a decisão de “seguir em frente com a meta do grupo de melhorar o seu desempenho econômico e ambiental através da introdução de aviões de última geração.”
O grupo Air France-KLM anunciou, num comunicado de imprensa, que encomendou 100 aviões Airbus A320neo para equipar as frotas da KLM e da Transavia, uma perda importante para a Boeing, que até aqui equipava estas empresas com aparelhos de corredor único.
Em comparação com aviões de última geração, os Airbus A320neo, de acordo com o comunicado “oferecem uma redução de custo unitário de mais de 10%, bem como uma redução de 15% no consumo de combustível e nas emissões de CO2. O seu ruído também é 50% menor.”
Esta encomenda significativa, acrescida de direitos de compra de mais 60 aparelhos suplementares e uma carta de intenção para quatro aparelhos de longa distância A350F Cargo, foi divulgada menos de 24 horas depois de a Airbus ter conseguido ficar com o mercado de aparelhos de médio curso da Qantas (Austrália), um outro enorme contrato, até agora pertença do rival norte-americano.
Para a Air France-KLM, a decisão de uma tal aquisição, por um montante teórico de dez mil milhões de dólares (8,8 mil milhões de euros), com base no preço de catálogo, nunca aplicado, da Airbus para a família A320neo, reflete “a ambição do grupo de melhorar o seu desempenho económico e ambiental, através da utilização de aparelhos de última geração”.
Por outro lado, “o grupo demonstrou também a sua capacidade de conseguir sinergias no domínio das compras”, salientou a Air France-KLM.
Com efeito, até agora, a Air France só explorava aviões de médio curso Airbus (A320 e A220), enquanto a empresa holandesa KLM e a Transavia, a low-cost do grupo, recorriam a 737 ditos “NG”, a geração anterior à do 737 MAX, o grande perdedor do anúncio de quinta-feira.
“Esta encomenda respeita a Airbus A320neo e Airbus A321neo. As primeiras entregas estão agendadas para o segundo semestre de 2023”, avançou a Air France-KLM no comunicado.
Ainda segundo a empresa, “estes aparelhos vão garantir as ligações de médio curso na Europa, nomeadamente as que saem de Amesterdão-Schiphol, plataforma da KLM e base principal da Transavia Países Baixos, e de Paris-Orly, base principal da Transavia França”.