O Grupo Air France-KLM registou um “forte fecho do ano”, atingindo receitas de 31,5 mil milhões de euros e um resultado operacional de 1,6 mil milhões, de acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira, dia 6.
No ano inteiro de 2024, as receitas da Air France-KLM registaram um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, para 31,5 mil milhões de euros. De acordo com o grupo, este resultado foi impulsionado “por um aumento de capacidade de 3,6%, uma receita unitária estável e um aumento das receitas de manutenção de terceiros”.
No último trimestre do ano, as receitas do grupo subiram 6,4% em relação a 2023, totalizando 7,9 mil milhões de euros. O crescimento das receitas foram “impulsionadas por uma dinâmica empresarial favorável, resultando num aumento da receita unitária de +4,4% num aumento de capacidade de +2,2%”, segundo a Air France-KLM.
O grupo obteve um resultado operacional de 1.601 milhões de euros no ano de 2024, com uma margem operacional de 5,1%. No quarto trimestre do ano, o resultado operacional foi de 396 milhões de euros, representando uma melhoria de 453 milhões de euros face ao ano passado, com uma margem de 5%.
Para 2025, a Air France-KLM espera atingir um aumento na capacidade de 4-5% em comparação com 2024, bem como despesas de capital líquidas entre 3,2 mil milhões de euros e 3,4 mil milhões de euros. O grupo reitera ainda a sua perspetiva de médio prazo para 2026-2028.
“No quarto trimestre de 2024, a Air France-KLM apresentou um final particularmente forte, concluindo um ano moldado por desafios operacionais e externos. Apesar destes ventos contrários, continuamos firmes no nosso compromisso de oferecer um serviço premium centrado no cliente e de fazer avançar o nosso roteiro de sustentabilidade através da renovação contínua da frota e de iniciativas ambiciosas de SAF”, comenta Benjamin Smith, CEO do grupo.
“Em 2025, continuaremos a cumprir o nosso roteiro estratégico e manteremos a transformação como a nossa prioridade número um. Neste contexto, continuamos confiantes em alcançar a nossa ambição a médio prazo, com uma abordagem disciplinada à alocação de capital e à eficiência de custos”, acrescenta.