O grupo Air France-KLM perdeu 314 milhões de euros na primeira metade de 2024, em comparação com o lucro de 260 milhões registado no período homólogo do ano anterior. O aumento dos custos e a realização dos Jogos Olímpicos em Paris são os principais fatores da diferença, indica a empresa.
De acordo com a Lusa, as perdas chegaram a atingir os 480 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, que foram somente parcialmente compensadas “num segundo trimestre mais difícil do que o previsto”.
Entre janeiro e junho, o volume de negócios da Air France-KLM totalizou 14.030 milhões de euros, um aumento de 4,7% em relação à primeira metade de 2023. Nestes seis meses, a empresa transportou 46,6 milhões de passageiros, mais 5,2% face ao mesmo período do ano anterior.
O grupo obteve um lucro operacional semestral de 24 milhões de euros, contra 426 milhões de euros há um ano.
A Air France-KLM atribui as perdas sobretudo ao aumento dos custos, nomeadamente com a subida dos preços dos combustíveis, o aumento dos salários na Air France e na KLM, bem como o acréscimo das tarifas nos seus principais aeroportos centrais de Paris e Schiphol, refere a Lusa.
Além disto, a empresa indicou que os Jogos Olímpicos em Paris também contribuíram para a diferença de valores, especialmente para a Air France, perante a redução de viagens turísticas para a cidade parisiense e o facto de os franceses estarem a voar menos este verão devido ao evento desportivo.
O grupo anunciou ainda que já implementou um plano de redução de custos, assente no congelamento de novas contratações ou despesas adicionais.
“O segundo trimestre confirmou a emergência de um cenário cada vez mais difícil para a aviação, com a subida dos preços dos combustíveis e a pressão contínua sobre os custos”, afirma Benjamin Smith, diretor executivo do grupo Air France-KLM.
Apesar de existirem alguns congelamentos de custos, “o grande investimento na renovação da frota” continua em curso, assegura Smith. Tal investimento insere-se no plano da Air France-KLM de continuar a adquirir aviões mais modernos e cuja operação é mais barata devido ao menor consumo de combustível.
Recorde-se de que, em meados de julho, a Air France-KLM assinou acordos de codeshare e interline. A partir do mês de setembro, os clientes de ambas as companhias aéreas poderão visitar 33 novos destinos no norte da Europa.