Terça-feira, Março 18, 2025
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Airmet altera modelo de contratação e reforça aposta na tecnologia: “Temos uma proposta de valor para crescer”

O grupo de gestão de agências de viagens Airmet alterou o seu modelo de contratação com os parceiros. A partir de agora, o rappel negociado com os fornecedores Premium e Preferenciais passa a ser definido por agência e não por grupo. Por outro lado, as agências poderão não pagar avença, caso “tenham um correto direcionamento de vendas”.

Em conferência de imprensa, à margem da 18º Convenção da Airmet, que decorreu até este domingo, dia 1 de maio, no Hotel NAU Salgados Palace, no Algarve, Luís Henriques, diretor geral do grupo de gestão explicou as razões desta alteração. “A pandemia fez-nos pensar que a remuneração de rappel utilizada até então não era benéfica nem para os parceiros, nem para nós. Acreditamos que as fórmulas que temos não podem ser exatamente as mesmas que foram usadas durante anos e que o resto do mercado usa”, afirmou o responsável.

“Hoje temos um modelo de gestão em que podemos garantir duas coisas: em primeiro lugar, as agências poderão não pagar avença caso tenham um correto direcionamento de vendas. Seremos o único grupo de gestão que não tem avenças grátis, mas a avença pode ser devolvida mediante o comportamento comercial de cada um das lojas e não é propriamente difícil que isso seja atingido. Por outro lado, o rappel de cada fornecedor é aplicado por agência e não por grupo. Ou seja, dependerá de cada agência o aumento da rentabilidade do seu negócio”, explicou.

Com este novo modelo de contratação, a Airmet passa a ter parceiros Premium e Preferenciais. Os parceiros Premium são atualmente o grupo W2M (com os operadores Newblue e Icarión), Flexible Autos, Viajar Tours e Lusanova. “Temos negociados com esses parceiros rappeis por agência e não por grupo, em níveis diferentes”, completou.

Segundo Luís Henriques, esta alteração foi bem acolhida pelas agências do grupo. “Conseguimos mostrar às agências que conseguem um aumento de rentabilidade extraordinariamente elevado para aquilo que é o habitual no mercado”, referiu o responsável, adiantando ainda que o modelo é transversal, independentemente do valor faturado pela agência. “Fizemos simulações com agências que vendem 250 mil euros e 2,5 milhões de euros por ano e, percentualmente, a margem adicional era exatamente a mesma coisa. O que significa que temos uma proposta de valor que é transversal ao mercado”.

Afirmando que o “direcionamento nos grupos de gestão tem sido um mito”, Luís Henrique considerou que este modelo é um novo paradigma nos grupos de gestão. “Durante estes anos falou-se em direcionamento, mas na realidade não existe. O que estamos a tentar fazer é criar uma fórmula para termos este direcionamento. Se resultar, podemos avançar para produto próprio, e eventualmente, avançarmos até para soluções de risco perante a rede em algum tipo de produtos”, refere.

Aposta “fortíssima” na tecnologia nos próximos anos.

Além da apresentação do novo modelo de contratação, a convenção da Airmet ficou ainda marcada pelo reforço da aposta na tecnologia.

“A nossa aposta na tecnologia vai ser fortíssima durante os próximos anos”, garantiu o diretor geral da Airmet. Atualmente, o grupo conta com três plataformas novas e anunciou a melhoria de uma já existente.

“Sempre fomos conectados como o grupo de gestão mais inovador, mais jovem e mais dinâmico no mercado. O objetivo é continuar nessa senda”, afirmou.

Luís Henriques explicou que o grupo apresentou uma plataforma de voos que permite às agências IATA emitirem e terem ter acesso a todos os NDC’s disponíveis no mercado português, permitindo ainda compra de voos low cost. Por outro lado, a Airmet renovou a intranet do grupo, disponibilizando um mural de comunicação e partilha de informação entre associados.

Outra das novidades é o lançamento de uma plataforma de DMC’s, que permite as agências visualizarem “a oferta disponível em mais de 150 países”, permitindo a reserva automática, algo visto como “interessante para a construção de pacotes à medida”.

Por sua vez, fizeram também melhorias na plataforma Book&Go. O comparador de hotéis, com nove parceiros integrados, passa a disponibilizar “outro tipo de serviço, como atividades, entradas em espetáculos e concertos”, afirmou.

As novidades estendem-se também à equipa. Recentemente, a Airmet anunciou que Helga Antunes – até aqui comercial sul da rede, passaria a estar exclusivamente dedicado à contratação e produto do grupo. O departamento comercial foi reforçado com a entrada, no início de abril, de Pedro Gonçalves para a área Sul e Açores. Durante a convenção Hugo Guedes foi apresentado como o novo comercial para o Norte e Madeira. Susana Fonseca acumula a direção de operações, com alguns distritos do Centro do país.

Crescimento da rede

Atualmente a rede Airmet conta com 204 sedes, num total de 274 balcões, o que significa uma quebra relativamente a 2020. “Há dois anos tínhamos 214 sedes, perdemos 10 sedes e onze pontos de venda. Perdemos agências muito importantes, não escondemos isso, mas acredito que evoluímos em termos de rede”.

Com o novo modelo de gestão e a aposta na tecnologia, Luís Henriques não escondeu o objetivo de crescer. “Queremos crescer em número de lojas e em volume de vendas porque só com crescimento é que conseguimos sustentar este modelo. Acredito que, com estas ferramentas tecnológicas, mas principalmente, com este novo modelo de contratação, temos neste momento uma proposta de valor e argumentos para o mercado, estamos completamente de braços abertos para obviamente angariar mais agências. ”

O diretor geral da Airmet não tem dúvidas que “o objetivo final de um grupo de gestão é a rentabilidade” das agências, além de garantir ferramentas. “Nós existimos porque as agências existem, o nosso foco tem de ser a rentabilidade das agências. Se eles não forem, nós também não seremos”, defende. Neste momento, se uma agência nos fornecer os dados de vendas de 2019, conseguimos projetar quanto vai ser a rentabilidade dessa loja no final do ano, mais nenhum grupo de gestão consegue fazer isso”, concluiu.

A convenção da Airmet decorreu entre 29 de abril e 1 de maio, contando com a presença de 280 participantes no total dos três dias, entre agentes de viagens da rede e fornecedores.

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