As viagens e o turismo estão entre os setores mais importantes para a economia albanesa, tanto em termos monetários como de emprego. Em 2019, o setor contribuiu com 3.430 milhões de dólares (3,21 milhões de euros), equivalente a 20,3% do PIB albanês, posicionando-o como um dos principais contribuintes para o desenvolvimento económico do país, revela um estudo da ForwardKeys.
Lar de castelos, locais arqueológicos e uma costa intocada, a Albânia – novo destino charter este ano em Portugal – tem muito a oferecer aos visitantes. No entanto, a nação dos Balcãs nunca ocupou uma posição de destaque no mapa turístico internacional, com a vizinha Grécia e Croácia a atrair tipicamente muito mais viajantes.
Contudo, nos últimos anos, a Albânia reivindicou a sua merecida posição no panorama turístico mediterrânico, melhorando as suas infraestruturas turísticas e a conectividade aérea e reforçando as suas campanhas de marketing.

A estratégia provou ser bem sucedida porque, até ao início da pandemia de covid-19, “o número de visitantes estava a crescer a um ritmo incrível, muito acima da média global”, demonstra o estudo da ForwardKeys. Curiosamente, em 2022, a tendência de crescimento retomou exatamente onde parou em 2019 e a Albânia ultrapassou a média regional ao crescer 5% nas chegadas internacionais.
Por outro lado, a Croácia estabeleceu ligações aéreas diretas com mercados-chave na Europa e no resto do mundo, principalmente através de transportadoras de baixo custo. “A Albânia é um dos poucos destinos na Europa com um aumento de dois dígitos na capacidade de lugares internacionais em comparação com 2019”, frisa o estudo.
O forte crescimento e o desempenho pós-pandémico da Albânia não dependeram de um mercado de origem única, mas sim de vários. O estudo indica, ainda, que a Albânia alcançou uma robusta diversificação de mercado ao explorar os principais mercados europeus, como Reino Unido, Alemanha, Itália e França, além de atrair o interesse dos Estados Unidos e do Médio Oriente.
“A Albânia demonstrou como, ao renovar a sua estratégia de turismo e de marketing e ao melhorar a acessibilidade por via aérea, um destino menos conhecido pode brilhar e aumentar as suas chegadas internacionais”, afirma o estudo. “Com o início do ano de 2023, trazendo consigo a esperança de uma maior normalização do mercado de viagens, as perspetivas para este destino diversificado e intocado parecem brilhantes”, conclui a ForwardKeys.