Terça-feira, Outubro 15, 2024
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Albufeira reforça promoção no mercado francês

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Albufeira voltou a participar na IFTM Top Resa, a principal feira de turismo francesa que decorreu em Paris, entre os dias 17 e 19 de setembro. A edição deste ano reuniu um total de 170 destinos, 1400 marcas, mais de 30 mil profissionais de turismo e 90 sessões e conferências.

A participação na IFTM resultou de mais uma parceria entre o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira. Albufeira esteve representada num stand que ocupou uma área de 18 m². Além de um balcão de acolhimento, o espaço integrou várias empresas locais que se apresentaram nos seus respetivos balcões: Hotéis Real, Algarexperience, MGM, Apartamentos do Parque, Hotel Rocamar, Luna Hotéis, AP Hotels, Falésia Hotel, Zoomarine e Deltamar.

A delegação de Albufeira contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, o qual desenvolveu vários contactos institucionais promovidos pela Cívica, a Associação de Autarcas de Origem Portuguesa em França, que mantém uma parceria com o Município há já vários anos.

O autarca voltou a realçar a importância de promover Albufeira “de forma concertada, agregando os setores públicos, associativo e privado, numa estratégia comum que procure beneficiar a economia local”.

Também presente no certame, Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, referiu que “a presença de Albufeira na IFTM é estratégica face a um mercado que tem vindo a aumentar e que tem em Albufeira um dos principais destinos nacionais, não só em termos de dormidas, mas também no setor imobiliário, com reflexos na atividade empresarial de todo o concelho.”

Segundo os números do Turismo de Portugal, França posicionou-se, em 2023, como o 4.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal, aferido quer pelo indicador dormidas (quota 8,7%) quer para o indicador hóspedes (quota 9,3%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes de França registaram um acréscimo de 6,5% e os hóspedes um aumento de 7,4% face a 2022, totalizando 4,7 milhões de dormidas e 1,7 milhões de hóspedes, respetivamente. O Algarve absorveu 23,2% de dormidas.

Ainda em 2023, observou-se um acréscimo nas receitas turísticas na ordem dos 7,2%, face ao ano de 2022, que se situou em 3,1 mil milhões de euros. Comparando 2023 com 2019, ano antes da epidemia, os valores registados já estão num nível acima do registado nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas, que totalizam um aumento de 4,1%, 1,4% e 21,4%, respetivamente.

Esta ação promocional inseriu-se no âmbito do Plano de Atividades da APAL aprovado para 2024, que visa concretizar várias iniciativas que reúnem município, agência e setor privado.

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