O último Campeonato da Europa de Judo, que se realizou em Lisboa, não significou apenas a conquista de quatro medalhas pelos atletas portugueses, incluindo a de ouro de Telma Monteiro, foi também um exemplo que é possível organizar eventos com segurança.
O Altice Arena, o palco escolhido para acolher o evento no passado fim-de-semana, em conjunto com a organização, preparou medidas rigorosas de prevenção, segurança e saúde.
A começar por todos os espaços afetos à organização, incluindo hotéis, tinham planos de contingência. Foram implementados processos de limpeza e higienização específicos com nebulização de todos os espaços. Os membros das comitivas, organização, atletas, jornalistas, técnicos audiovisuais e equipa da RTP estiveram todo o período do campeonato em “bolha” isolados no hotel e os trajetos foram assegurados por autocarros para que não tivessem qualquer contacto com o exterior.
Para ser possível a entrada na bolha era necessária a realização de testes PCR (os testes foram realizados com intervalos de 48horas). Todos os convidados foram submetidos a testes antigénio e o staff da Altice Arena foi testado diariamente à entrada e as portas de entrada eram diferenciadas para criar circuitos distintos. No total foram realizados cerca de 1800 testes entre PCR’s e antigénio
À entrada era assegurado o uso de máscara FTP2, medida a temperatura, registada a entrada e garantida a higienização das mãos.
Ao todo, participaram na prova 359 atletas de 45 países.