A ANA admite que são expectáveis constrangimentos na operação dos aeroportos nacionais, visto que companhias aéreas e empresas de handling estão a ser afetadas por uma falha global no sistema da Microsoft.
Em resposta à Lusa, a ANA – Aeroportos Nacionais explica que a falha informática está a causar perturbações em companhias aéreas e empresas de assistência em terra (‘handling’), especialmente no check-in e no embarque de determinados voos. A gestora aeroportuária solicita, assim, aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos antes de se deslocarem para o aeroporto.
A fonte oficial da empresa revela que “o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente”. Neste momento, “está a ser avaliado o impacto desta situação sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afetam companhias aéreas e outros aeroportos”, refere a ANA.
A TAP, por sua vez, já alertou os seus clientes nas redes sociais para “eventuais consequências da falha de serviço informático no tráfego aéreo e aeroportos”, havendo remetido a Lusa para esta informação após o seu contacto.