A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) anunciou a criação do Dia Nacional do Agente de Viagens, que será celebrado pela primeira vez a 30 de maio deste ano. A iniciativa visa destacar a importância dos profissionais do setor turístico em Portugal, valorizando o seu papel na promoção do turismo nacional e internacional.
A data escolhida, 30 de maio, coincide com a fundação da APAVT em 1950, e será marcada por diversas atividades, incluindo um grande arraial no dia 28 de maio, cujo local será anunciado posteriormente. Além disso, será lançado um microsite dedicado ao Dia Nacional do Agente de Viagens, apresentando as vantagens de recorrer a estes profissionais e oferecendo uma variedade de ofertas especiais por parte dos associados da APAVT.
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destaca a contribuição fundamental dos agentes de viagens para o desenvolvimento do turismo em Portugal, tanto a nível económico como na promoção da imagem do país a nível internacional. O responsável ressalta o papel destes profissionais como “heróis anónimos” em momentos de crise, como durante a pandemia de 2020, quando ajudaram no repatriamento de turistas portugueses.
A APAVT destaca que os agentes de viagens têm desempenhado um papel fundamental na democratização das viagens em Portugal. “Desde a criação da primeira agência em 1840, estes profissionais têm-se estabelecido por todo o território nacional, atuando como ponte entre os cidadãos portugueses e a exploração turística do mundo. Devido ao seu conhecimento altamente especializado, os agentes de viagens prestam um importante aconselhamento e garantem maior segurança na experiência de viagem, possibilitando a imersão em novas culturas, tradições e formas de vida, e contribuindo para um maior diálogo intercultural”.
O logotipo e a campanha de marketing para o Dia Nacional do Agente de Viagens foram desenvolvidos pela agência Message in a Bottle.