A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 começa esta sexta-feira, dia 4 de fevereiro. Os Jogos vão decorrer no Ninho de Pássaro, o famoso pavilhão que recebeu a cerimónia de abertura dos Jogos de 2008, de acordo com a Reuters.
O evento, repleto de imagens de flocos de neve e gelo, marcou o ápice dos preparativos para os Jogos que foram atingidos pela pandemia de covid-19 e pelas críticas aos direitos humanos na China, que levaram vários países a montar um boicote diplomático.
A cerimónia começou no primeiro dia da primavera do calendário chinês, e arrancou com uma apresentação de dançarinos que agitavam hastes verdes brilhantes, para transmitir a vitalidade da temporada, seguida por uma explosão de fogos de artifício brancos e verdes que soletravam a palavra “Primavera”.
Num cubo tridimensional semelhante a um bloco de gelo, lasers esculpiram imagens de cada um dos 23 Jogos de Inverno anteriores. O bloco foi, então, “partido” por jogadores de hóquei no gelo, permitindo que os anéis olímpicos surgissem, todos em branco.
Retornar ao Ninho de Pássaro
Dirigido por Zhang Yimou, o evento contou com cerca de 3.000 artistas num palco composto por 11.600 metros quadrados de tela de LED de alta definição, semelhante a uma superfície de gelo.
Todos os artistas eram pessoas comuns de Pequim e da província vizinha de Hebei, com “a história de um floco de neve” como fio condutor.
Com temperaturas de cerca de -4º celsius dentro do recinto, a cerimónia foi programada para ter cerca de metade da duração da maratona de quatro horas que abriu os Jogos de 2008. A própria multidão foi reduzida, porque os organizadores decidiram, em janeiro, não vender bilhetes para eventos olímpicos, para reduzir a propagação do COVID-19. Um “circuito fechado” separa os competidores, e outros funcionários, do público chinês durante as Olimpíadas.