A Associação dos Operadores de Incoming da Ucrânia (AITO) passou a fazer oficialmente parte da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), de que a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) faz também parte.
Marina Antonyuk e Olena Kazmina, presidente e Vice-Presidente da AITO, respetivamente, bem como Natalya Vasylenko, Chefe do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia, foram recebidas na reunião semestral da ECTAA, que teve lugar de 8 a 12 de junho, em Riga.
“Os destinos situados na fronteira com a Rússia são seguros para viajar, como demonstrou a reunião em Riga, especialmente porque a atual guerra na Ucrânia está, efetivamente, concentrada na parte oriental deste país. Mas a guerra tem um enorme impacto nas viagens e no turismo na Ucrânia e muitos dos polos turísticos e culturais foram destruídos”, descreve a confederação europeia, em comunicado de imprensa.
A ECTAA e a AITO trocaram impressões sobre as formas como as organizações europeias de viagens podem ajudar a reconstruir as viagens e o turismo na Ucrânia pós-guerra. Como primeiro passo, a AITO foi convidada a integrar a ECTAA como membro de pleno direito. Isto permitirá que as organizações troquem conhecimentos, partilhem experiências e estabeleçam contactos. Numa segunda fase, a ECTAA e a AITO explorarão projetos conjuntos específicos destinados a apoiar o sector do turismo ucraniano.
A iniciativa faz “também parte de um esforço mais alargado para a integração da Ucrânia na UE, à medida que o país avança para se tornar um Estado-Membro de pleno direito, o que que exige uma adaptação às leis e regulamentos europeus e oferece oportunidades para projetos e iniciativas conjuntas”.
“O sector do turismo pode constituir a espinha dorsal da recuperação da Ucrânia quando a guerra terminar. Estamos confiantes de que esta parceria será valiosa para reconstruir um sector de viagens e turismo forte e resistente na Ucrânia”, afirma a propósito Frank Oostdam, Presidente da ECTAA. Referindo-se à declaração da ECTAA emitida em março de 2022, condenando a agressão da Rússia à Ucrânia, acrescentou: “Estamos unidos aos nossos colegas ucranianos nestes tempos difíceis”.
Em comunicado, a APAVT “valida e aplaude esta decisão de integração da AITO na ECTAA”, relembrando que, no âmbito das relações entre Portugal e a Ucrânia, desde há muito que a associação portuguesa tem vindo a promover diversas iniciativas, “como o compromisso assumido no ano passado de nomear a Ucrânia como destino convidado do espaço APAVT na BTL enquanto não regressar a paz aquele país, ou a divulgação, entre os seus associados, de ofertas de trabalho de refugiados ucranianos com qualificações no setor da distribuição turística, entre outras”.