O governo australiano anunciou esta semana um novo pacote de apoio no valor 1,2 mil milhões de dólares australianos (778 mil euros) para os setores de aviação e turismo, a fim de apoiar a recuperação das empresas.
O plano prevê medidas como a disponibilização de 800 mil viagens por metade do preço, empréstimos com juros baixos para empresas e o apoio direto à manutenção de emprego nas companhias aéreas e à operação aérea.
De acordo com o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, “Este pacote levará mais turistas aos nossos hotéis e cafés, fazendo passeios e explorando o nosso páis. Isso significa mais empregos e investimentos para os setores de turismo e aviação à medida que a Austrália caminha para vencer a luta contra o COVID-19 e as restrições que prejudicaram tantas empresas.”
Já o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Infraestruturas, Transportes e Desenvolvimento Regional, Michael McCormack, explicou: “O novo Programa de Apoio à Rede de Aviação de Turismo (TANS) dará aos australianos incentivos claros para viajar para as principais áreas de turismo interno. Serão oferecidos dezenas de milhares de tarifas por semana nas 13 principais regiões turísticas”.
O objetivo é encorajar os australianos a irem de férias para destinos tão famosos como a Grande Barreira de Corais, o local sagrado de Uluru para os aborígenes e as praias de Goad Coast.
As fronteiras externas da Austrália foram fechadas durante um ano para proteger o país do novo coronavírus. No início de março, esta medida foi prorrogada por três meses.
Antes da pandemia, o turismo internacional valia cerca de 45 mil milhões de dólares australianos (30 mil milhões de euros) por ano.
Os bilhetes a metade do preço vão ser oferecidos a partir de abril, na esperança de que os australianos ajudem a apoiar o setor.