No ano em que celebra o seu 90.º aniversário, a Bensaude Hotels Collection anunciou um rebranding da marca que abrange o nome, agora Bensaude Hotels, e uma nova identidade visual.
À margem da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, Nuno Borges, diretor de comunicação e marketing da Bensaude Hotels, revelou que este rebranding serve “para dar a conhecer ainda mais a marca fora dos Açores”. “Nós somos muito reconhecidos nos Açores, mas fora dos Açores não. Precisamos de impactar as pessoas, com boa comunicação e, naturalmente, bons filmes”.
Na conferência, a Bensaude Hotels aproveitou para apresentar um novo filme que faz jus aos 90 anos da marca. Já o rebranding foi descrito como “o maior investimento já feito pelo grupo”.
Tanto o filme, como o rebranding, refletem a “combinação perfeita” entre a hospitalidade açoriana e uma visão mais moderna da marca, que se reflete nas dez unidades hoteleiras que a integram.
Presente na conferência, Jorge Aguiar, Administrador Executivo do Bensaude Turismo, revelou que este rebranding “procura elevar o perfil da marca no mercado nacional, atrair novos hóspedes e fortalecer ainda mais a sua reputação de excelência”. Além disso, lembrou que a marca foi fundada em 1935 com o icónico Hotel Terra Nostra, hoje Terra Nostra Garden Hotel.
“Mais que uma simples atualização visual, a nossa nova identidade incorpora a essência da Bensaude Hotels – o nosso espírito pioneiro, o nosso compromisso inabalável com a hospitalidade e a nossa profunda ligação aos Açores”, explicou Nuno Borges.
A marca inspirou-se nas rotas marítimas que unem os Açores a Portugal Continental, à Europa e ao Continente Americano. Evoca a força do oceano Atlântico e aos laços que cria entre pessoas, culturas e territórios.
O elemento central é um traço fluido que simboliza o movimento do mar e a ligação dos Açores ao mundo. Este traço, presente entre as letras do logotipo, torna-se um “elemento único” e “proprietário da marca”.
Elegante e clássica, a tipografia principal transmite herança e prestígio, ao passo que a tipografia secundária, moderna e sóbria, reflete contemporaneidade. A inclusão do statement “Since 1935”, reforça a herança, o legado histórico e o prestígio do fundador, Vasco Bensaude. A cor azul escura, inspirada no oceano, representa a importância, a qualidade, a estabilidade e a confiança da Bensaude Hotels.
O ícone da marca passa a ser uma estrela dinâmica e elegante, símbolo das rotas marítimas e do requinte da cadeia hoteleira, que mantem o nome Bensaude na sua designação, capitalizando a história, carisma e autenticidade do fundador e do grupo, Vasco Bensaude. Com esta denominação, o grupo hoteleiro passa a ser mais sintético na sua designação, sem nunca perder o valor histórico dos 90 anos, a autenticidade e o carisma. “A palavra ‘Hotels’ comunica coletivo. Acreditamos que a referência a ‘Collection’, que deixámos cair, remetia para um pequeno número de hotéis, o que na fase atual de expansão nos parece redutor”, conclui Nuno Borges.