O BOOST, Building Better Tourism, vai decorrer em Matosinhos, a 12 e 13 de janeiro. Este evento é uma iniciativa do Nest – Centro de Inovação do Turismo, que junta entidades nacionais e internacionais de diversas áreas: digitalização, mobilidade, conhecimento, entre outras, com o objetivo de olhar e debater o potencial do turismo através das lentes da transição verde e digital.
O BOOST é um evento totalmente dedicado ao potencial do turismo verde e ao crescimento da tecnologia no setor, marcado pela conexão internacional através dos seus oradores e presenças como Alessandra Priante, diretora para a Europa da Organização Mundial do Turismo, a CEO da Mastercard, Maria Antónia Saldanha, o board member da NOS, João Ricardo Moreira, Head of Business da Vision-box, João Oliveira, entre outros.
O evento promete “ser a maior discussão sobre inovação no setor alguma vez realizada em Portugal com o patrocínio da Mastercard, Vila Galé, o Município de Matosinhos e a Escola de
Hotelaria e Turismo do Porto”, segundo comunicado de imprensa. O BOOST integra palestras onde serão debatidos temas como a importância da transformação digital no turismo e os desafios de conciliar o crescimento contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
A conferência irá também dar palco a startups que apresentem soluções tecnológicas aplicáveis ao turismo. São mais de 50 oradores e 15 startups de vários países e estima-se a presença de cerca de 200 pessoas.
Entre os oradores que vão marcar presença, estão incluídos a presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng; a Industry Relations Manager, Travel, EMEA, da Google, Feria Kazemi; o Head of Tourism do Málaga Tourism Board, Jonathan Punzon; Itai Green, CEO e Founder do Innovate Israel; a CEO da Mastercard, Maria Antónia Saldanha; João Ricardo, board member da NOS; João Oliveira, Head of Business da Vision-box; o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Turismo, Nuno Fazenda.

Ao nível da mobilização do ecossistema de inovação, o BOOST tem como “keynote speaker” Gerd Leonhard, com mais de vinte e cinco anos de experiência na indústria da tecnologia. Considerado um pensador da era digital, escreve sobre as mudanças na produção e no mercado mediático, com foco nas consequências das novas tecnologias e no conceito de convergência. Estarão presentes também entidades internacionais da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), Malaga Tourism Board, Innovate Israel e EU Travel Tech.