Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
Terça-feira, Fevereiro 20, 2024

SIGA-NOS:

BOOST regressa ao Norte de Portugal para explorar o potencial da digitalização no turismo

O norte de Portugal prepara-se para receber, pelo segundo ano consecutivo, o BOOST Building Better Future, promovido pelo Nest – Centro de Inovação do Turismo. O evento, totalmente dedicado ao futuro da indústria do turismo, decorrerá na Casa da Música, no Porto, a 16 de janeiro, seguido pela BOOST Academy, a 17 de janeiro, em Matosinhos.

Segundo os organizadores, a iniciativa destaca-se pela sua dimensão internacional, contando com a participação “de oradores de renome”, como Joe Pine e Martim Sousa Tavares, e especialistas em diversas áreas do turismo.

O BOOST Building Better Future, uma iniciativa do Nest, reúne entidades nacionais e internacionais para explorar as rápidas mudanças no setor do turismo e as oportunidades que surgem, considerando o seu impacto em áreas como saúde, bem-estar, mobilidade, capacitação das pessoas, sociedade e meio ambiente.

“A conferência, estruturada em duas componentes, abrange palestras e painéis focados na digitalização, bem como uma componente tecnológica com experiências integradas no evento”, explica a organização.

Com 40 oradores, o evento foca-se na “qualidade da experiência do utilizador”. Segundo o comunicado, o evento concentra-se na aproximação tangível aos participantes, tendo como objetivo superar eventuais barreiras na adoção de inovações.

O evento inclui diversas experiências, como o check-in biométrico; um marketplace de restauração para facilitar refeições; o NEST no Metaverso, oferecendo conteúdos como estudos, webinares, relatórios e entrevistas; e a introdução de NFTs com códigos promocionais em equipamentos culturais no Porto e no cartão Porto Card.

Entre os oradores destacam-se figuras como Valérie De Bue, ministra de Turismo da Valónia (em formato virtual); Alan Vella, consultor de projetos na EISMEA; Maria Antónia Saldanha, country manager na Mastercard; Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal; Alessandra Priante, diretora para a Europa na Organização Mundial do Turismo, entre outros especialistas do setor.

O BOOST conta ainda com B. Joseph Pine II, autor do livro “The Experience Economy” e consultor de gestão, como keynote speaker, abordando a mobilização do ecossistema internacional de inovação.

“Com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende, mais um ano, apoiar a recuperação do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos internacionais para aplicação no tecido empresarial português”, afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

Programa dedicado à inovação

O primeiro dia, na Casa da Música, inclui uma conferência com palestras e painéis focados na digitalização, explorando temas como mobilidade em viagens, aviação, territórios turísticos inteligentes e gastronomia. Os participantes terão acesso a experiências tecnológicas, como o check-in biométrico e opções de acreditação por biometria ou QR code, desenvolvidas pela Youverse e Beamian. Além disso, o Metaverso NEST, criado pela VizitAR e La Bomba, proporcionará “um ambiente virtual exclusivo” com conteúdos das empresas participantes.

O ecossistema empreendedor terá destaque com a apresentação de projetos de PME dos consórcios europeus Tourism4.0. O dia culminará com a cerimónia dos “BoostX, Scale Up Tourism Innovation Awards”, apresentando as startups e empresas finalistas do programa de Scale up do NEST.

No segundo dia, em formato BOOST Academy, em Matosinhos, as sessões de capacitação incluirão palestras, uma sessão de trabalho e uma masterclass sobre ecossistemas e empreendedorismo no turismo. Destaca-se uma sessão sobre os projetos NEST em curso, uma apresentação sobre “Next Generation Experiences” com Rui Patraquim da Mastercard e uma masterclass sobre Ecossistema e Empreendedorismo no Turismo, direcionada a estudantes do ensino universitário. À tarde, um painel sobre “Empresas 360” pelo Turismo de Portugal e um “THINK TANK” sobre Inovação para Hotelaria liderado pela Fábrica de Startups encerrarão o evento.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img