Domingo, Junho 16, 2024
Domingo, Junho 16, 2024

SIGA-NOS:

Britânicos que viajem para Portugal vão ser tratados como cidadãos da União Europeia

Portugal vai contornar o Brexit e tratar os cidadãos britânicos que cheguem ao país da mesma forma que trata os cidadãos de países da União Europeia. A notícia é avançada pelo jornal britânico The Telegraph, que explica que o objetivo desta medida é estimular o turismo e evitar filas nos aeroportos.

Após o Brexit, a União Europeia (UE) começou a tratar os cidadãos do Reino Unido como provenientes de países exteriores ao espaço comum europeu, mas os países que pertencem à UE estão autorizados a definir as suas próprias exigências para a entrada no país.

Portugal, é a primeira nação a abandonar a política da UE de controlos manuais de aeroportos e a tratar nas suas fronteiras os turistas britânicos do mesmo modo como são tratados os turistas de países da UE. Ao The Telegraph, Luís Araújo afirmou que a facilitação do processo vai “criar um acesso mais facilitado para os nossos estimados viajantes britânicos”.

Aqueles com e-passaportes vão poder saltar longas filas e verificações físicas e utilizar portões eletrónicos em Lisboa, Faro, Porto e Funchal, na Madeira, eliminando as regras Brexit.

“Portugal reconheceu que tem de processar um vasto número de visitantes britânicos da forma mais perfeita possível, caso contrário haveria longas filas de espera este verão”, afirma Paul Charles, chefe executivo da PC Agency, uma consultora de viagens. “Portanto, é uma forma inteligente de se diferenciarem dos outros países que não estão a processar da mesma forma”, acrescenta.

“Penso que veremos outros países da UE a seguirem esta abordagem, caso contrário, os viajantes britânicos enfrentarão grandes filas de atraso em França, Espanha, Grécia, Itália e outros países”, sublinha Charles.

As portas electrónicas dos aeroportos portugueses também podem ser utilizadas por visitantes da Austrália, Nova Zelândia, Singapura, e Japão.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img