Segunda-feira, Março 4, 2024
Segunda-feira, Março 4, 2024

SIGA-NOS:

Bruxelas insta companhias aéreas a consenso sobre dimensões padronizadas de bagagem

A Comissão Europeia emitiu um apelo às companhias aéreas para que uniformizem as dimensões das suas bagagens, visando simplificar a experiência dos viajantes. A ausência de medidas comuns frequentemente resulta em confusão para os clientes das companhias aéreas, acarretando custos adicionais não previstos.

Muitas pessoas têm dificuldade em compreender quais as dimensões dos objetos que podem ser transportados gratuitamente a bordo, o que levou a Comissão a apresentar o pedido às companhias aéreas na quarta-feira.

No início deste ano, o Parlamento Europeu solicitou a normalização das regras relativas à bagagem de mão das companhias aéreas. Mas, em vez de propor medidas, a Comissão afirmou que prefere deixar que seja o próprio sector a definir as regras.

“Esta informação deve ser fornecida aos viajantes desde o início, para saberem exatamente, quando compram um bilhete, o que estão realmente a comprar e que tipo de bagagem podem levar a bordo ou no transporte”, disse Adina Vălean, Comissária Europeia dos Transportes, em Bruxelas.

“Dito isto, reservamo-nos o direito de, se nada acontecer num período de tempo razoável, intervirmos.”

Ao mesmo tempo, a Comissão também propôs uma série de medidas para reforçar a legislação relativa aos direitos dos passageiros, com especial destaque para o reembolso de viagens atrasadas ou canceladas, depois de ter descoberto lacunas no que diz respeito às viagens intermodais.

Uma das formas que a Comissão está a tentar resolver este problema é através de um formulário normalizado de reembolso e indemnização a nível da UE. No entanto, a Comissão também tentará ajudar os passageiros a estarem mais conscientes dos seus direitos, especialmente se viajarem em meios de transporte diferentes ou se tiverem reservado a viagem através de um intermediário.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img