Entrevistámos Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A AHP anunciou, durante a BTL, a data e o local do 33º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que vai decorrer em Fátima, de 16 a 18 de dezembro, após ter assinado protocolos com a Câmara Municipal de Ourém e com o Turismo Centro de Portugal.
A presidente executiva da associação realça que Fátima “não era um destino evidente”, principalmente por estar “tão ligado ao turismo religioso”. Cristina Siza Vieira justifica a escolha do destino explicando que Fátima foi uma das cidades portuguesas que mais sofreu com a pandemia, porque vive, principalmente, do turismo internacional.
Cristina Siza Vieira afirma que a associação estava a estimar, para este ano, uma retoma “muito interessante” a partir da Páscoa e que no verão já estivesse “muito próxima de 2019”. Porém, o impacto da inflação “galopante”, as interrupções na distribuição, a mão-de-obra “muito escassa e cara” e, ainda, a guerra na Ucrânia vieram “sufocar” o setor do turismo.
Falámos, também, da eleições da AHP, que vão decorrer a 20 de abril. À data da entrevista, 18 de março, a presidente executiva não pôde revelar nomes dos candidatos às eleições, porém, no mesmo dia, Bernardo Trindade anunciou, na sua página de Facebook, que será candidato às eleições da AHP.






