Quarta-feira, Julho 17, 2024
Quarta-feira, Julho 17, 2024

SIGA-NOS:

Cancelamentos de voos na Europa aumentam 8% em junho

-PUB-spot_img

As companhias aéreas e os aeroportos a nível mundial registaram flutuações no desempenho em junho. A região Ásia-Pacífico registou uma melhor significativa nos cancelamentos de voos, com uma diminuição de 16%, enquanto a Europa, a América Latina e a América do Norte registaram aumentos entre 2-8% nos cancelamentos, revelou a consultora internacional Cirium.

Segundo os dados publicados pela consultora, vários fatores contribuíram para o desempenho negativo na região, incluindo a greve dos controladores franceses no final de maio, que resultou em milhares de cancelamentos de voos e alterações em toda a Europa.

As companhias aéreas de toda a Europa, incluindo a Aer Lingus, têm-se debatido com a escassez de pessoal, em especial de pilotos e tripulantes de cabine, o que conduziu a mais cancelamentos de voos, informa a consultora.

A região registou o maior aumento de cancelamentos de voos em junho, com 8.145 cancelamentos em comparação com os 5.584 do mês anterior. Este número representa um aumento de 8%, resultando numa diminuição global do índice de pontualidade (OTP) para as companhias aéreas de topo da região.

Entre as companhias aéreas, a Icelandair registou um OTP de 84,08%, correspondendo a um ligeiro decréscimo em relação aos 84,36% registados em maio. O Aeroporto Internacional de Keflavik (KEF), uma plataforma de correspondência da Icelandair, registou um OTP de 74,52%, o que representa um decréscimo de quase 5 pontos em relação ao OTP do mês anterior, de 78,98%.

Já a Iberia Express terminou o mês em segundo lugar, com um OTP de 82,50%, uma descida de quase 8 pontos em relação aos 90,24% de maio. A Iberia ficou em terceiro lugar com um OTP de 77,69%, uma descida de quase 9 pontos em relação ao OTP de 86,17% registado em maio. O Aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas, o principal hub de ambas as companhias aéreas, também registou uma diminuição de 10 pontos no OTP. O aeroporto apresentou um OTP de 68,55% em junho, em comparação com 79,06% em maio.

Por sua vez, a SAS ocupou o quarto lugar com um OTP de 77,08%, uma diminuição de quase 8 pontos em comparação com o OTP de 84,83% registado em maio. O Aeroporto de Copenhaga, um dos três principais hubs da SAS, também registou um decréscimo de quase 6 pontos em relação ao desempenho de maio e apresentou um OTP de 77,17%.

A Finnair subiu do décimo terceiro lugar no mês passado para o quinto lugar em junho, com um OTP de 76,11%. Trata-se de um ligeiro decréscimo em relação ao OTP do mês anterior, que foi de 77,03%. O aeroporto de Helsínquia-Vantaa, a principal plataforma de correspondência da Finnair, terminou o mês com um OTP de 75%, o que representa uma descida de quase 4 pontos em relação ao OTP de maio, que foi de 78,50%.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img