Carolina Martinoli foi nomeada presidente e CEO da Vueling, empresa integrante do grupo IAG, sucedendo a Marco Sansavini no cargo. A sua nomeação coincide com o 20º aniversário da empresa.
Martinoli enfrentará o desafio de consolidar o sucesso do modelo de negócio da Vueling, duas décadas após a sua fundação, período em que a companhia aérea se tornou uma peça fundamental na conectividade entre a Espanha e a Europa. Além disso, está comprometida em impulsionar a transformação estratégica da empresa para aumentar a sua competitividade, eficiência e excelência operacional, enfrentando os desafios futuros do setor. Martinoli também visa manter a Vueling como referência em inovação e progresso na descarbonização do setor.
“É uma verdadeira honra para mim juntar-me à Vueling num momento tão importante como o seu 20º aniversário. Fazer parte de uma empresa tão inovadora e dinâmica é um privilégio que aguardo com expetativa e estou a juntar-me a uma equipa excecionalmente talentosa para escrevermos juntos o próximo capítulo da história da Vueling”, afirmou Martinoli. “Temos grandes desafios pela frente, mas estou confiante de que, com a nossa paixão, criatividade e empenho, continuaremos a impulsionar a excelência e a inovação no sector da aviação”.
Carolina Martinoli possui uma vasta experiência no setor da aviação e uma longa história no IAG, ocupando diversos cargos de liderança. Como membro do Conselho de Administração da British Airways e da Iberia, ocupou anteriormente o cargo de Diretora de Pessoas, Assuntos Corporativos e Sustentabilidade. A CEO foi também responsável por uma equipa de mais de 13.000 pessoas como Chief Brand and Customer Officer na British Airways, após ter ocupado o cargo de Chief Customer Officer na Iberia.
À frente da Vueling, Martinoli irá focar-se em consolidar a posição da companhia como líder no mercado doméstico espanhol, especialmente em Barcelona e Bilbao. A nível internacional, onde a Vueling é líder nas ligações entre França e Espanha e o segundo operador nos fluxos Espanha-Londres Gatwick, a empresa procurará consolidar a sua presença em hubs estratégicos na Europa.
A companhia aérea, uma das dez primeiras da Europa em número de voos, tornou-se uma das mais pontuais do continente nos últimos anos, com mais de 220.000 voos por ano e 36,7 milhões de passageiros em 2023.
A Vueling está também comprometida em liderar o progresso na descarbonização do setor, promovendo combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), e continuará a investir em inovações tecnológicas para melhorar a experiência do cliente.