Cascais é o destino escolhido para receber a XXVIII Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), no ano de 2024. Durante três dias, aquela que é conhecida pela Riviera portuguesa vai ser palco, no Centro de Congressos do Estoril, da Assembleia Geral da ANOC. Os prémios ANOC, referentes a 2024, serão entregues durante a Gala, que terá lugar no Hotel Palácio Estoril.
A candidatura de Cascais, escolhida pelo Conselho Executivo da ANOC, foi apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal, com o apoio do Turismo de Cascais e do Turismo de Portugal.
Alguns hotéis de Cascais cotados com 4 ou 5 estrelas, como o novo Evolution, o Vila Galé, o Cascais Miragem, o InterContinental e o Hotel Palácio do Estoril estarão reservados para os mil participantes desta assembleia, informa o Turismo de Cascais.
“É com grande entusiamo que recebemos esta assembleia em Cascais, uma vila que tem uma grande tradição desportiva. Cascais recebeu o Comité em 1926 e sempre foi um grande incentivador do desporto. Com esta eleição vincamos, mais uma vez, o nosso compromisso em sermos um destino que eleva as suas raízes da melhor forma”, afirmou Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação Turismo de Cascais.
A ANOC realiza anualmente a sua Assembleia Geral, que reúne mais de um milhar de representantes dos Comités Olímpicos Nacionais, membros do Comité Olímpico Internacional, das Federações Internacionais e demais parceiros do Movimento Olímpico.
“O Comité Olímpico de Portugal sente-se muito honrado com a confiança mostrada pela ANOC na escolha de Portugal e da Vila de Cascais para a organização de um evento tão importante como a XXVIII Assembleia Geral, em 2024. Formulamos votos para que essa possa ser uma jornada de trabalho profícua e na qual o Movimento Olímpico consolide uma visão de futuro sustentável no plano desportivo e social”, disse o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, ao tomar conhecimento da decisão do Conselho Executivo da ANOC.
Fundada em 1979, a ANOC é a organização responsável por proteger os interesses dos 206 Comités Olímpicos representados no Comité Olímpico Internacional, apoiando igualmente a sua missão de promover os Valores Olímpicos em todo o mundo.