Domingo, Agosto 14, 2022
Domingo, Agosto 14, 2022

SIGA-NOS:

Certificado digital covid: Aviação alerta para filas e caos nos postos de controlo de documentação

As companhias aéreas e os aeroportos europeus alertaram esta terça-feira, dia 29 , para os principais riscos operacionais da entrada vigor do certificado digital covid da União Europeia, devido à abordagem inconsistente pelos Estados-Membros na sua aplicação.

Grupos que representam as maiores companhias aéreas e aeroportos do continente expressaram novas preocupações sobre o surgimento de longas filas para os passageiros, a menos que os países coordenem melhor a distribuição do certificado.

A carta enviada ontem aos Chefes de Estado da UE foi assinada pelo grupo de aeroportos ACI Europe, bem como pelos órgãos representativos das companhias aéreas A4E, IATA e ERA.

“Embora a Comissão Europeia tenha trabalhado em estreita colaboração com a indústria e fornecido em tempo recorde o certificado digital, existem nada menos do que 10 abordagens e soluções nacionais diferentes estão atualmente em revisão em toda a UE”, alertam.

“A duplicação de verificações e a falta de ferramentas de verificação fornecidas às companhias aéreas causarão filas desnecessárias nos aeroportos e tempos de processamento mais longos se não forem tratadas pelos Estados-Membros”.

“Em particular, a verificação do certificado digital covid deve ser realizada com bastante antecedência da partida e antes da chegada dos passageiros ao aeroporto (‘fora do aeroporto’) , juntamente com os formulários de localização de passageiros e sem duplicação, defendem.

“Com a temporada alta de viagens a chegar, a UE felizmente agora tem uma série de ferramentas e medidas disponíveis para permitir e apoiar o reinício da conectividade aérea, juntamente com o setor das viagens e turismo. Precisamos que os Estados-Membros implementem urgentemente estas ferramentas de uma forma harmonizada e eficaz, de forma a evitar longas filas de passageiros e tempos de espera que criariam novos riscos para a saúde e resultariam inevitavelmente em problemas operacionais para aeroportos e companhias aéreas ”, afirmaram as quatro associações na sua carta conjunta aos Chefes de Estado.

Para garantir um reinício das viagens sem problemas, as companhias aéreas e os aeroportos continuam a exortar todos os Estados-Membros a desenvolver um portal estadual para facilitar a verificação do certificado diretamente pelas autoridades nacionais e limitar o processamento de dados de saúde pelas companhias aéreas. Essa verificação online – quando feita fora do aeroporto por meio do portal do Estado – deve resultar num código QR fornecido pelo passageiro à companhia aérea para facilitar a emissão do cartão de embarque online.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img