O World Travel & Tourism Council aplaude o lançamento do certificado Digital Covid da UE e vê a medida como um catalisador para reiniciar as viagens internacionais de forma significativa.
“Será uma das chaves para destrancar as portas das viagens internacionais”, afirma.
Virginia Messina, vice-presidente sénior do WTTC, disse: “O WTTC dá as boas-vindas ao acordo alcançado sobre o Certificado Digital CovidD da UE, que agora recebeu luz verde de todos os estados membros. Este novo certificado pode salvar milhares de empresas e milhões de empregos em toda a Europa e não só.”
“Todos os 27 Estados-Membros receberão viajantes vacinados, com prova de um teste negativo ou teste de anticorpos positivo a tempo para o pico da temporada de verão, o que fornecerá um impulso enorme e muito necessário.”
O WTTC pede, no entanto, que todos os Estados-Membros tenham o certificado implementado e a funcionar até 1 de julho, sem restrições extras.
“A Comissão Europeia deve ser aplaudida pelos seus esforços incríveis no lançamento desta grande iniciativa, que pode ser a força motriz por trás do ressurgimento das Viagens e Turismo”, refere o WTTC.
“Durante mais de um ano, o setor de Viagens e Turismo sofreu como nunca antes, com 62 milhões de pessoas em todo o mundo a perderem o emprego. Esta iniciativa ajudará a restabelecer as viagens internacionais seguras. ”
O certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia deverá entrar em vigor em 01 de julho, segundo o compromisso político alcançado no passado dia 20 entre a presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu.