Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

ChatGPT foi o artigo mais popular da Wikipédia em 2023, com quase 50 milhões de visitas

O lançamento do ChatGPT da OpenAI marcou um ponto de viragem para a indústria global de Inteligência de Artificial (IA). O chatbot, que se tornou a aplicação de crescimento mais rápido da história, com 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses, transformou a inteligência artificial em uma das maiores histórias de 2023. Portanto, pode não ser surpresa que o ChatGPT tenha sido o artigo mais visitado da Wikipédia no último ano.

De acordo com dados apresentados pelo AltIndex.com, o artigo do ChatGPT foi visitado quase 50 milhões de vezes no ano passado, muito mais do que qualquer outro tópico.

ChatGPT mais popular que Cristiano Ronaldo ou filmes de grande sucesso

Ao procurar respostas, a maioria das pessoas recorre à Wikipédia. Assim, os artigos mais vistos dão uma boa ideia do que interessa à sociedade e que conhecimento as pessoas procuram. Segundo dados da Wikimedia Foundation, a Wikipédia em inglês recebeu mais de 84 bilhões de visitas em 2023, com pessoas lendo temas desde competições esportivas e jogadores de futebol até filmes de bilheteria. Ainda assim, nenhum compete com o ChatGPT, o artigo mais popular do ano na Wikipédia em inglês.

A app de crescimento mais rápido completou o primeiro aniversário em novembro de 2023. Nesse período, alcançou mais de 180 milhões de utilizadores e dominou as manchetes em todo o mundo. Em linha com este enorme interesse público, o artigo do Wikipedia ChartGPT em inglês atingiu entre 100.000 e 400.000 visualizações de páginas quase todos os dias, elevando o total de 2023 para impressionantes 49,4 milhões de visitas de páginas. Este enorme número é ainda mais impressionante quando comparado a outros tópicos populares da Wikipedia em 2023.

As estatísticas mostram que o ChatGPT foi mais popular no ano passado do que o atleta mais bem pago do mundo, Cristiano Ronaldo, ou os filmes de grande sucesso Oppenheimer e Barbie. Os dois filmes obtiveram 28,3 milhões e 18 milhões de page views em 2023, respetivamente, enquanto o artigo de Cristiano Ronaldo foi clicado 17,4 milhões de vezes.

Indústria de IA generativa crescerá 250% em cinco anos


O enorme interesse público no ChatGPT e na IA generativa prova o enorme potencial que este mercado ainda em desenvolvimento tem. Há uma década, era difícil imaginar empresas e consumidores em todo o mundo a utilizar a IA generativa diariamente para automatizar tarefas, escrever documentos, fazer pesquisas de mercado ou mesmo codificação básica. No entanto, a crescente procura destas ferramentas ajudará a IA generativa a tornar-se uma das maiores fontes de receitas na indústria da IA, gerando 25% da receita total até 2028.

De acordo com um inquérito Statista, espera-se que a indústria de IA generativa cresça 48% ano após ano e atinja os 66,6 mil milhões de dólares em 2024. Em 2028, este número ultrapassará os 156 mil milhões de dólares, mostrando um crescimento massivo de 250% em cinco anos.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img