A China prevê 1,94 mil milhões de deslocações internas durante o período de férias, conhecido como “Semana Dourada”, que começa esta terça-feira, dia 1.
O 75º aniversário da fundação da República Popular da China celebra-se no dia 1 de outubro, marcando o início de um período de férias que se estende durante uma semana. De acordo com o ministério dos Transportes do país, serão realizadas cerca de 277 milhões de viagens no país durante cada dia da semana, mais 0,7% face ao período homólogo de do ano passado e mais 19,4% do que em 2019.
A agência de viagens local Trip prevê que 60% dos turistas vão fazer viagens de longo curso durante os sete dias de férias, o que representa um aumento em comparação com a estimativa de 39% do ano passado. Segundo a imprensa local, a redução dos custos de transporte até 20 % nas tarifas aéreas, comparativamente ao ano passado, é um dos fatores impulsionadores deste crescimento.
Estima-se ainda que 80% das deslocações internas sejam feitas em veículos particulares, totalizando 1.526 milhões de viagens. Salienta-se que, de 1 a 7 de outubro, as autoestradas estarão isentas de portagens para veículos pequenos, reporta a agência Lusa.
Após a China ter anunciado um pacote de medidas de apoio na semana passada, o economista Tian Yun, citado pelo jornal oficial Global Times, disse que as “medidas de apoio e estímulo estabilizaram e aumentaram as expectativas”, o que se poderá traduzir numa recuperação do consumo, sendo que algumas cidades como Xangai distribuíram cupões de desconto em hotéis e cinemas.