O Grupo Lufthansa e a Airbus vão apresentar uma nova opção de formação digital para pilotos, na Cimeira Digital do Governo Federal que decorre em Jena, na Alemanha, entre 20 e 21 de novembro. Denominado “Virtual Procedure Trainer”, o sistema utiliza óculos de realidade virtual (VR) e um computador portátil para oferecer uma perspetiva tridimensional autêntica do cockpit de uma aeronave.
A inovação permitirá que os procedimentos operacionais padrão, anteriormente praticados em simuladores, sejam agora treinados “de forma mais eficaz e sustentável”, conforme destaca o grupo. Esta abordagem realista, proporcionada pelos óculos VR, visa preparar de forma mais eficaz as fases subsequentes do programa de formação, permitindo que o conteúdo seja repetido conforme as necessidades individuais dos pilotos.
“A Cimeira Digital do Governo Federal é a oportunidade perfeita para apresentar estas novas opções de formação para pilotos. Como parceiro de lançamento do cockpit virtual e em conjunto com a Airbus, damos vida ao progresso digital. Desta forma, a Lufthansa Aviation Training está a estabelecer novos padrões para os conceitos de formação em termos de qualidade e inovação”, afirma Matthias Spohr, CEO da Lufthansa Aviation Training.
A atual configuração do sistema permite a simulação do cockpit da família A320, com previsão para futuras expansões para incluir outros tipos de aeronaves, como os modelos de longo curso A330 e A350. Segundo a transportadora, a flexibilidade do sistema em termos de utilização em diferentes locais dependerá do desenvolvimento futuro do hardware. Além dos óculos VR, o software pode ser utilizado com uma aplicação para iPad, aumentando a acessibilidade.
Os testes iniciais, com duas configurações de VR instaladas com sucesso em Frankfurt e Viena, visam avaliar a aceitação dos utilizadores e explorar o potencial do software e hardware. O Grupo Lufthansa, em colaboração com a Airbus, visa incorporar o sistema no curso de formação específico para cada tipo de aeronave, abrangendo todos os pilotos que operam os tipos de aeronaves suportados
“Olhamos para trás com satisfação para a nossa cooperação com a Lufthansa Aviation Training e estamos muito satisfeitos com o feedback positivo que estamos a receber. O Virtual Procedure Trainer transmite conteúdos de formação complexos de uma forma viva e pode ser utilizado sem quaisquer restrições em termos de tempo e local. Desta forma, fornece um apoio ótimo aos pilotos na preparação e expansão dos seus conteúdos de formação, tornando-se assim uma ferramenta indispensável para aumentar a competência e a segurança no tráfego aéreo”, indica Fabrice Hamel, Vice-Presidente da Airbus Flight Operations & Training.