Terça-feira, Novembro 18, 2025
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Como funcionará o primeiro navio de cruzeiro do mundo com emissões zero?

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As alterações climáticas constituem uma ameaça global tanto para o planeta como para o setor do turismo, que depende crucialmente da preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Assim, torna-se imperativo procurar alternativas mais ecológicas e sustentáveis para a experiência de viagem, especialmente no meio marítimo. Neste contexto, destaca-se o projeto SWAP2ZERO da Ponant Cruises, que visa criar o primeiro navio de cruzeiro do mundo com emissões zero.

Com conclusão prevista para 2030, o veleiro será pioneiro ao eliminar completamente as emissões de gases de efeito estufa durante todas as fases operacionais, incluindo navegação, manobra, permanência no porto e ancoragem.

O SWAP2ZERO destaca-se não só pela redução da pegada de carbono ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a construção até ao desmantelamento, mas também por incorporar tecnologias destinadas a poupar combustível, melhorar a eficiência energética, otimizar o desempenho do navio, reduzir ruídos e vibrações, e elevar os padrões de segurança e conforto para passageiros e tripulação.

Além das suas características inovadoras, o SWAP2ZERO enquadra-se no programa Ponant Science, que apoia a investigação científica sobre tecnologias de descarbonização. O navio acolherá investigadores dedicados ao estudo e desenvolvimento de novas soluções energéticas para o setor marítimo.

A Ponant, uma empresa francesa de navegação de luxo com um forte compromisso com a sustentabilidade, lidera este projeto. Com 181 metros de comprimento e capacidade para 100 camarotes, o SWAP2ZERO destaca-se como “o primeiro navio transoceânico de design único”.

Segundo informações do site do projeto, o SWAP2ZERO apresenta um potencial replicável que poderá acelerar a descarbonização do transporte marítimo, alinhando-se às regulamentações europeias e internacionais relacionadas às emissões de gases de efeito estufa. A conceção ecológica da Ponant baseia-se numa seleção de equipamentos e materiais, com colaboração do estúdio de arquitetura naval Stirling Design International, encontrando-se atualmente em fase de seleção do estaleiro responsável pela construção do navio.

Entre as tecnologias empregadas no cruzeiro SWAP2ZERO, destacam-se um sistema de propulsão à vela e um casco que aproveitam a força do vento para fornecer metade da energia de propulsão, além de mais de 1.000 m2 de painéis fotovoltaicos para captar e armazenar energia solar. O navio também contará com células de combustível de baixa e alta temperatura movidas a hidrogénio líquido, tecnologia de captura de carbono a bordo e um sistema inovador de gestão de energia que dispensa o uso de geradores.

Fonte: Ponant Cruises
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