Durante a semana da Páscoa, o consumo estrangeiro representou 26% da faturação total registada em Portugal, entre 25 e 31 de março de 2024, de acordo com o relatório REDUNIQ Insights da REDUNIQ.
Os turistas provenientes de países como Espanha (12%), Reino Unido (12%), Estados Unidos (11%), Irlanda (11%) e Alemanha (8%) foram os principais impulsionadores da performance dos negócios portugueses durante este período, revela a empresa esta sexta-feira.
Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, considera estes dados “muito positivos, e que refletem a curva de crescimento da procura de Portugal enquanto destino de férias, uma tendência que se tem vindo a consolidar nos últimos anos”.
Ao mesmo tempo, o especialista refere ainda como ponto positivo o facto desta tendência ser “crucial para a digitalização dos negócios, na medida em que são os consumidores estrangeiros os primeiros a trazer uma necessidade por novas formas de pagamento, cenário que resulta num maior interesse dos comerciantes em incorporar estes novos métodos e responder aos emergentes comportamentos de consumo”.
Ao analisar as regiões onde o peso do consumo estrangeiro foi mais significativo durante a semana da Páscoa, destacam-se a Madeira (47%), Faro (46%), Lisboa (27%) e Viana do Castelo (27%).
No setor da hotelaria e atividades turísticas, a faturação estrangeira representou 78%, com os distritos de Faro (86%), Madeira (86%), Lisboa (83%) e Porto (78%) a registar uma procura igual ou superior ao ano anterior. Na área da restauração, o consumo estrangeiro representou 36%, com Faro e Madeira a destacarem-se com 63% e 53%, respetivamente.
Além disso, o consumo nacional também aumentou durante o fim de semana de Páscoa (de 29 a 31 de março), com um crescimento de 12% na faturação e 10% no número de transações em comparação com o ano anterior. Esses indicadores justificam um aumento total da faturação de 8% em relação ao período da Páscoa de 2023.
Quanto às datas de maior consumo, o REDUNIQ concluiu que na quinta-feira (28 de março) houve um aumento de 44% em comparação com a média das restantes quintas-feiras de março. Na Sexta-Feira Santa (29 de março), houve um aumento de 10% no volume de faturação em relação ao ano anterior e um aumento de 22% em comparação com a média das restantes sextas-feiras de março deste ano. Comparando os dias anteriores à Páscoa com a média do restante mês de março de 2024, foi observado um crescimento de 34% na sexta-feira e 33% no sábado.