Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
Sexta-feira, Janeiro 24, 2025

SIGA-NOS:

Croácia recebe quase 40 mil portugueses até agosto e supera números de 2022

-PUB-spot_img

Nos primeiros oito meses de 2023, a Croácia registou um aumento no turismo português, com cerca de 39,5 mil turistas vindos de Portugal a visitarem o país, totalizando 11 mil noites. Este número representa um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o país recebeu 35 mil turistas portugueses, como revelou a embaixadora da Croácia em Portugal, Anita Tršić.

Anita Tršić enfatizou as vantagens naturais da Croácia como destino turístico, destacando que o país oferece um mar com temperaturas significativamente mais quentes do que o Atlântico português. Além disso, a Croácia é principalmente “um destino de verão”, com a maioria das chegadas de turistas a ocorrer entre junho e início de setembro. Cerca de 95% das chegadas de turistas são direcionadas para os destinos do Adriático, enquanto os destinos turísticos continentais na Croácia representam apenas 5% das chegadas. “Isto significa que existe um grande espaço para o desenvolvimento do turismo na pré e pós temporada. Em geral, a temporada turística na Croácia começa com a Semana Santa”, explicou Anita Tršić.

A responsável relembrou que existe uma nova lei de turismo está em preparação e que deve entrar em vigor no início do próximo ano. Anita Tršić explicou que essa legislação visa garantir o desenvolvimento sustentável do turismo, expandindo a temporada turística e aliviando destinos costeiros durante os meses de verão, direcionando turistas para destinos continentais.

“Existe um grande espaço para o desenvolvimento do turismo na pré e pós temporada”

Split, Croácia. Foto: Chris Curry/Unsplash

O principal mercado da Croácia é a Alemanha

A embaixadora também revelou dados sobre o aumento do turismo português na Croácia, observando que nos primeiros oito meses de 2023, cerca de 39,5 mil turistas portugueses visitaram o país, totalizando 11 mil noites. Embora esse número represente apenas 0,13% do total, houve um ligeiro aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o país recebeu 35 mil portugueses.

easyJet planeia inaugurar um voo direto entre Lisboa e Porto para Split em 2024, “o que pode impulsionar ainda mais o turismo entre os dois países”

Anita Tršić

Quanto aos principais mercados emissores da Croácia, destacam-se a Alemanha, Eslovénia, Áustria, Polónia, República Checa, Itália, Reino Unido, Eslováquia e os Países Baixos. Anita Tršić enfatizou que a Croácia e Portugal “não competem como destinos turísticos, pois têm como alvo mercados emissores diferentes”.

Em 2022, a Croácia consolidou ainda mais a sua posição como um destacado destino turístico, ao receber um total de 19 milhões de turistas e contabilizar mais de 100 milhões de pernoites no país, o que representou cerca de 96% dos números de 2019. A embaixadora expressou otimismo em relação a 2023, afirmando que o país deverá, muito provavelmente, “ultrapassar esses números”.

Pacote de réveillon para Dubrovnik

Apresentação de Pacote Turístico de fim-de-ano para Dubrovnik, que decorreu esta quarta-feira na Embaixada da República da Croácia, em Lisboa.

“Os nossos destinos turísticos mais visitados são Rovinj, Dubrovnik, Poreč, Split e Medulin”, avançou Anita Tršić. Esta divulgação ocorreu no âmbito do lançamento de um pacote turístico de Réveillon em Dubrovnik, que será disponibilizado em colaboração com a High Sun, o parceiro português da Embaixada da República da Croácia em Portugal.

Este pacote de réveillon, programado para acontecer de 29 de dezembro a 2 de janeiro, incluirá voos charter com partida de Lisboa e acomodações em hotéis, além de uma festa de passagem de ano. “Não é mais do que um regresso de um produto e um projeto que já estava em operação antes da pandemia”, disse Filipe Romão, da HighSun.

“Este ano, a Croácia celebra 10 anos de adesão à União Europeia, aderiu ao Schengen e à zona euro e está totalmente integrada no espaço político europeu. Como resultado, foram eliminados os controlos fronteiriços e a diferença cambial, o que facilita a chegada de turistas do espaço Schengen e da zona euro, incluindo Portugal”, enfatizou a embaixadora.

Anita Tršić também sublinhou a segurança da Croácia, mencionando que o país ficou em primeiro lugar na Europa em termos de segurança ao caminhar à noite, de acordo com dados do portal Adentourely. Além disso, o país conta com 10 sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO, oito parques nacionais e 12 parques naturais.

Por fim, a embaixadora lamentou a suspensão dos voos diretos entre Portugal e a Croácia durante a pandemia, mas revelou que a easyJet planeia inaugurar um voo direto entre Lisboa e Porto para Split em 2024, o que pode impulsionar ainda mais o turismo entre os dois países.

“Foram eliminados os controlos fronteiriços e a diferença cambial, o que facilita a chegada de turistas do espaço Schengen e da zona euro, incluindo Portugal”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img