Sob a bandeira Cruise Portugal – APP, os portos de Portugal, incluindo Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores, Madeira e, pela primeira vez, a Figueira da Foz, estão a marcar presença na Seatrade Europe, a maior feira de cruzeiros da Europa. O evento decorre em Hamburgo de 6 a 8 de setembro, com o tema “Scaling Sustainably”.
Juntamente com esses portos, vários agentes económicos de Portugal também estarão representados no stand nacional, incluindo a Ibercruises – Agência de Viagens e Navegação, a Navalrocha e a Navex, entre outros parceiros.
Segundo comunicado, a participação dos sete portos tem como principal objetivo destacar Portugal, os seus destinos, portos e cidades como destinos de referência no turismo de cruzeiros. Para alcançar esse objetivo, os representantes nacionais apresentarão a oferta portuária e turística atual de cada um, bem como projetos e ações em curso relacionados com a indústria de cruzeiros, com ênfase na sustentabilidade.
Esta é a 11ª edição da Seatrade Europe, e marca a oitava participação consecutiva dos portos portugueses num espaço nacional de 36 m2, localizado no stand 421.
Vale destacar que, no primeiro semestre de 2023, os portos portugueses receberam um total de 818.422 passageiros de cruzeiro, registando um crescimento de 82% em comparação com os 449.558 passageiros registados no mesmo período de 2022.
Para 2023, as administrações portuárias preveem que a atividade de cruzeiros atinja novos recordes, com cerca de 1,6 milhão de passageiros e 1.035 escalas, representando um aumento de 37% e 2%, respectivamente, em relação a 2022.