Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024
Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

SIGA-NOS:

Direção da Centro Portugal Film Comission toma posse

Posicionar o Centro de Portugal como um destino “válido e amigável” para as produções cinematográficas e audiovisuais internacionais é o objetivo principal da direção da Centro Portugal Filme Comissionn (CPFC), que tomou posse esta terça-feira, 26.

Segundo Adriana Rodrigues, presidente da direção, os novos órgãos sociais assumem “o compromisso de tornar o Centro de Portugal uma região ‘film friendly'”. “Os nossos objetivos são ambiciosos, mas são fundamentais e incontornáveis: elaborar a estratégia ‘Centro de Portugal no Cinema Mundial’; apoiar a identificação, catalogação e organização das ‘film locations’ e dos demais recursos cinematográficos existentes no seu território, e a sua inclusão no guia de produção cinematográfico; promover, nacional e internacionalmente, o Centro de Portugal, destacando as suas film locations e os demais recursos de produção em fóruns internacionais especializados, quer em articulação de meios com a Portugal Film Commission, quer através de meios próprios; e elaborar um sistema padronizado de licenciamento para ocupação do espaço público para cinema, para ser adotado pelos municípios do Centro de Portugal”, realçou a responsável na tomada de posse, que decorreu à margem do Festival ART&TUR, que está a decorrer em Aveiro.

“Estabelecer fortes redes colaborativas com os agentes públicos e privados, tanto da região como fora dela, em Portugal, na Europa e noutros continentes” é visto como uma das prioridades da direção, assim como tornar a região do Centro de Portugal numa rede integrada de ‘film locations’, enriquecida com os diversos cenários potenciais para produções cinematográficas e audiovisuais.

“Para cumprir tudo isto será necessário viabilizar um instrumento financeiro regional que permita, por um lado, financiar projetos de captação e ajuda à produção nacional e internacional no Centro de Portugal; e, por outro, que ajude ao financiamento da ação da CPFC. Será, igualmente, fundamental, contar com parceiros interessados, envolvidos e ativos”, explicou Adriana Rodrigues.

Por sua vez, Pedro Machado, que foi reconduzido à frente da Assembleia Geral da CPFC, destacou que a comissão pode fazer “muito pela promoção e valorização do território, da marca e dos destinos que compõem o Centro de Portugal, da mesma forma que dá um contributo inestimável à marca Portugal”. Além de que, a CPFC tem, na sua perspectiva, “a capacidade de reforçar a competitividade dos territórios, muito em particular dos territórios onde há mais assimetria, os quais podem ter na Centro Portugal Film Commission um fortíssimo aliado na procura de criar riqueza e de criar valor”.

A nova direção da Centro Portugal Film Commission é presidida por Adriana Rodrigues e integra também Francisco Dias I Diretor do ART&TUR (vice-presidente), Mariana Calaça Batista I Consultora em Património, Turismo, Comunicação e Cultura (secretária), António Salvador I Empresário e Arquiteto (tesoureiro) e Daniel Pinto I Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (vogal). A Assembleia Geral é composta por Pedro Machado I Presidente da Turismo Centro de Portugal (presidente da mesa da Assembleia Geral), Paulo Cunha I Slideshow (secretário) e Luís Dias I Lobby Productions (vogal). O Conselho Fiscal é constituído por Vítor Ferreira I Diretor do Festival Caminhos do Cinema Português (presidente), António Costa Valente I Diretor do Festival Avanca (secretário) e Telmo Martins I Lobby Productions (vogal).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img