Ana Lourenço, diretora de Turismo Marítimo do Porto de Lisboa, assume as funções de coordenação do Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe, associação que representa portos e destinos de cruzeiro da costa Atlântica e Norte da Europa.
Com o novo cargo de Ana Lourenço, também o Porto de Lisboa poderá integrar o Conselho da Cruise Europe, “organização internacional que representa cerca de 120 portos, promovendo-os como destinos turísticos para cruzeiros”, lê-se na nota de imprensa enviada pelo Porto de Lisboa.
O Comité de Sustentabilidade tem como principal objetivo a promoção de práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de cruzeiros. É constituído por “representantes de diversos portos membros, além do Porto de Lisboa, incluindo o Passenger Terminal Amsterdam (Países Baixos), Porto de Oslo (Noruega), Porto de Aberdeen (Escócia), Porto de Aarhus (Dinamarca), Porto de Gotemburgo (Suécia) e pelo Comandante Michael McCarthy, atualmente consultor e ex-Chairman da Cruise Europe”, explica o Porto de Lisboa.
Neste sentido, o comité promove a partilha de informação e, por isso, trabalha com as companhias de cruzeiros para uniformizar procedimentos, “através da identificação e disseminação de boas práticas entre os portos associados”. Alguns exemplos destas práticas incluem a gestão de resíduos, controlo de emissões de carbono, uso consciente de energia e água e iniciativas sociais.
Assim, as companhias de cruzeiros podem “conhecer as melhores práticas ambientais e sociais implementadas pelos portos, identificando áreas de melhoria e novas abordagens”.