Fundada há duas décadas, a Startup Leiria ambiciona consolidar-se como um dos principais hubs de inovação do país. No futuro, espera ser reconhecida pela sua capacidade de criar empresas de alto impacto e contribuir para a transformação da especialização da região.
A Startup Leiria consiste num ecossistema de inovação e empreendedorismo, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de startups e pequenas empresas na região. Para isso, oferece apoio, mentoria, networking e recursos para empreendedores que desejam lançar ou expandir os seus negócios.
Em entrevista ao TNews, Vítor Ferreira, CEO e cofundador da Startup Leiria, revelou que a ligação ao setor do turismo manifesta-se mediante várias iniciativas e parcerias, como a colaboração estratégica com o Turismo de Portugal, através da promoção e desenvolvimento de projetos turísticos na região.
“Além disso, incubamos alguns projetos que apresentam soluções inovadoras para este ramo e que contribuem para a diversificação e enriquecimento da oferta turística local”, acrescentou.
Como exemplo, Vítor Ferreira referiu a Hotellab, que ajuda hotéis a criar precificação dinâmica de acordo com a procura e oferta. “Temos outras startups que apoiam a criação de experiências de realidade virtual nesta área e ainda outras que ajudam na sustentabilidade hoteleira, como a Plan4Sustain.”
A Startup Leiria, segundo o seu CEO, estabeleceu “uma sólida base de suporte ao empreendedorismo na região, tendo incubado e acelerado inúmeras empresas, e apoiado mais de 600 empreendedores”.
“A nossa trajetória é marcada por um crescimento contínuo, inovações e um impacto significativo no ecossistema empreendedor local. Atualmente, somos uma das principais referências nacionais na área, com uma vasta rede de parceiros e associados. Ocupamos e gerimos cerca de 3500m2 de espaço, em Leiria, e estamos presentes, em colaboração, nas regiões de Ansião, Batalha e, em breve, em Alcobaça e Alcanena”, disse.
A missão da Startup Leiria é fomentar o empreendedorismo e a inovação na região de Leiria. A par disto, está comprometida em criar um ecossistema favorável ao empreendedorismo, promover a inovação social, impulsionar talentos e posicionar Leiria como um polo de inovação e empreendedorismo reconhecido a nível nacional e internacional.
Questionado sobre planos futuros, Vítor Ferreira referiu a criação de novos programas de aceleração especializados e o fortalecimento das parcerias internacionais. “Ambicionamos, principalmente, consolidar-nos como um dos principais hubs de inovação do país, reconhecidos pela nossa capacidade de criar empresas de alto impacto e contribuir para a transformação da especialização da região, alavancando a criação de valor e criando um legado duradouro no ecossistema empreendedor.”
O responsável revelou que, neste momento, estão a estabelecer o conceito de Full Stack Valley na região, tornando-a na “única zona do país” – que vai do norte de Lisboa a Pombal – onde é possível “ativar tecnologicamente o setor primário ao terciário”.
Para apoiar as empresas, a Startup Leiria oferece um apoio contínuo e adaptado às necessidades específicas de cada uma, desde a fase inicial até à aceleração. “O nosso fator diferenciador é a capacidade de criar conexões estratégicas e proporcionar um ambiente colaborativo que incentiva a inovação e o crescimento sustentável. Aqui é defendida a ideia de que um hub existe para criar ligações entre ideias e pessoas, e desenhar caminhos para a realização pessoal”, explicou Vítor Ferreira.