A MSC Cruzeiros divulgou a sua visão sobre as tendências de viagem que estão a influenciar as decisões dos passageiros para 2025 e os anos seguintes.
A companhia de cruzeiros observa uma procura crescente por pesquisas e reservas de cruzeiros, com tendências como sabáticas radicais, coolcations e set-jetting a alterar a maneira como os passageiros estão a decidir para onde e como irão viajar.
Coolcations em alta
Em 2025, os destinos mais frios estão a ganhar popularidade à medida que os viajantes procuram climas mais amenos em vez dos tradicionais lugares de sol de verão. Cada vez mais turistas estão a trocar os passeios na praia por passeios nas montanhas e os banhos de sol para desfrutar de paisagens de cortar a respiração. Esta tendência, designada por “coolcation”, atrai exploradores para destinos que oferecem maravilhas naturais por descobrir.
Sabáticas radicais
Nos últimos anos, com os locais de trabalho a tornarem-se cada vez mais flexíveis no que diz respeito ao trabalho remoto e com mais empresas a oferecerem licenças sabáticas como um benefício de emprego, há uma vontade maior por fazer pausas prolongadas no trabalho a meio da carreira para viajar. Este facto impulsionou a ascensão da “sabática radical”.
Set-Jetting: Viagem inspirada na cultura popular
Outra tendência emergente de viagem para 2025 é o ‘set-jetting’, onde os viajantes são inspirados a visitar um destino por causa de um livro, filme ou série de televisão. Este fenómeno ganhou força com o surgimento de plataformas de streaming acessíveis a nível mundial, permitindo que o público se ligue emocionalmente aos cenários das suas histórias favoritas.
O desejo por turismo gastronómico
A comida tornou-se muito mais do que apenas uma parte da experiência de viagem, agora é uma força motriz por detrás das escolhas de destino. Alimentado pela apreciação por diversos sabores, pela influência das redes sociais e pelo desejo de descobrir novos gostos, o turismo gastronómico está a crescer em popularidade. Mais viajantes do que nunca estão a planear itinerários especificamente para explorar restaurantes ou experiências culinárias únicas, planeando mergulhar em mercados de alimentos locais, participar em workshops de culinária especializados ou fazer um tour de degustação.
O desejo de férias elevadas com tudo incluído
As férias com tudo incluído são há muito tempo as favoritas pela sua facilidade e conveniência, mas houve uma mudança percetível nas preferências. Hoje, os viajantes estão cada vez mais dispostos a gastar mais pela sua experiência elevada com tudo incluído que equilibra a simplicidade tradicional com toques de exclusividade. Essa evolução vai ao encontro de um desejo crescente de escapadelas de alta qualidade cuidadosamente selecionadas que vão além do básico.