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easyJet quer otimizar espaço aéreo com novo software de navegação

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A easyJet instalou um novo software de navegação, o FANS-C, em 54 das suas aeronaves A320 e A321neo. Com esta tecnologia, a companhia aérea low-cost visa otimizar o espaço aéreo e melhorar a pontualidade dos voos.

Em comunicado, a easyJet anunciou esta segunda-feira, 11 de agosto, a conclusão da instalação do FANS-C em 54 aeronaves, sendo que os novos aviões que saem da linha de montagem final da Airbus já vêm equipados com esta tecnologia.

O FANS-C é descrito pela easyJet como um software de gestão de tráfego que permite “uma colaboração mais fluída entre pilotos e controladores de tráfego aéreo, acelerando a comunicação, otimizando trajetórias em voo e facilitando a gestão da velocidade da aeronave em todas as fases do voo”.

Este software pretende dar resposta a um “espaço aéreo europeu cada vez mais congestionado”, que tem causado atrasos nos voos. Neste sentido, a tecnologia transmite “trajetórias precisas da aeronave ao ATC (Controlo de Tráfego Aéreo) de forma flexível, fiável e segura, melhorando a previsibilidade, reduzindo esperas em voo, acelerando autorizações e permitindo mais aterragens dentro do horário previsto”.

“Tecnologias como o FANS-C não são apenas essenciais para a modernização do espaço aéreo, serão cruciais para alcançarmos reduções reais no consumo de combustível, nas emissões de carbono e na poluição sonora”, afirma David Morgan, Chief Operating Officer da easyJet.

“Para maximizar o potencial destas tecnologias, é fundamental que a reforma do espaço aéreo avance finalmente. Isto significa permitir rotas mais diretas para reduzir congestionamentos e atrasos. O governo britânico já deu passos positivos na reconfiguração do espaço aéreo do Reino Unido – agora precisamos que esses planos sejam executados rapidamente, tanto a nível nacional como em toda a Europa, para podermos tirar pleno partido destas tecnologias e dos benefícios ambientais que proporcionam”, acrescenta o responsável.

De acordo com a companhia aérea, desde a implementação em 2019, o FANS-C já permitiu à easyJet evitar a emissão de 1052 toneladas de CO2e e poupar 334 toneladas de combustível, com ganhos registados na zona MUAC (Maastricht Upper Area Control) da Eurocontrol. 

A easyJet prevê ainda que estas poupanças “aumentem à medida que outros prestadores de serviços de navegação aérea atualizem os seus sistemas de controlo terrestre”, algo que será obrigatório na União Europeia até 2028.

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