A École Nationale Supérieure de Pâtisserie (ENSP), uma instituição de renome mundial no campo da pastelaria e gelataria, localizada em Yssingeaux, no departamento de Haute-Loire, França, anunciou a abertura de uma nova extensão, cujas obras tiveram início em junho de 2022.
A ENSP agora conta com um espaço adicional de 2300 m2, incluindo novos laboratórios e alojamentos para estudantes, complementando as instalações já existentes no histórico Château que abriga a escola. “Estas novas instalações permitem que a ENSP ofereça aos seus alunos um espaço de aprendizagem único de 7.000 m2”, sublinha a instituição em comunicado.
Fundada em 1984 e adquirida em 2007 por Alain Ducasse e Yves Thuriès, a ENSP estabeleceu-se como uma instituição de excelência na formação em pastelaria, chocolataria, confeitaria, gelataria e padaria ao longo dos últimos 40 anos.
A escola é composta por 17 instrutores de chefes pasteleiros e 25 professores universitários e atrai mais de 1500 alunos de mais de 60 nacionalidades diferentes ao longo do ano.


Esta expansão da ENSP inclui a criação de três novas salas de aula, quatro novos laboratórios e 36 apartamentos para estudantes, permitindo à École Ducasse acolher um número crescente de estudantes franceses e internacionais, em resposta à crescente procura de formação nas áreas de pastelaria, padaria, chocolate, confeitaria e gelados.
Elise Masurel, Diretora-Geral da École Ducasse, expressou o seu orgulho neste novo desenvolvimento da rede École Ducasse. “Estamos muito orgulhosos do resultado deste projeto, que nos permite consolidar ainda mais a excelência das nossas escolas em França, em paralelo com o nosso desenvolvimento internacional”, afirmou.
“Esta expansão é o culminar de um grande projeto coletivo apoiado por Laurent Wauquiez, Presidente da Região, Isabelle Valentin, Deputada do Haute-Loire, e Pierre Liogier, o nosso Presidente da Câmara de Yssingeaux. Não é apenas a ENSP que se está a tornar na maior escola do mundo dedicada à arte doce, mas Yssingeaux e toda a região estão a tornar-se num pólo estratégico da pastelaria mundial”, acrescentou Luc Debove, Diretor e Chef Executivo da ENSP e líder deste projeto.

