A eDreams ODIGEO está “no bom caminho” para atingir uma rentabilidade superior a 180 milhões de euros até ao final do ano fiscal de 2025. A empresa antecipa também alcançar o objetivo de 7.25 milhões de subscritores da plataforma Prime no mesmo período.
Em comunicado, a eDreams ODIGEO divulgou esta terça-feira, dia 19, os seus resultados relativos ao primeiro semestre do ano fiscal de 2025, que terminou no passado dia 30 de setembro.
A plataforma de subscrição de viagens da empresa, Prime, registou 1.45 milhões de novos membros em 12 meses, com um crescimento de 28% em termos homólogos que culminou no total de 6.5 milhões de subscritores. Quanto aos ganhos líquidos no segundo trimestre, a eDreams ODIGEO revela que estes “ficaram em linha com as expectativas”, atingindo os 303.000.
O principal indicador de rentabilidade da empresa, o EBITDA Cash, aumentou 28% em termos homólogos para 81.1 milhões de euros. O crescimento da rentabilidade foi “especialmente forte” na vertente Prime, com um aumento de 53%, tendo sido motivado “por uma base de custos fixos estável, a par de uma expansão robusta do volume de negócios”, de acordo com a análise da empresa.
A eDreams ODIGEO considera também que o crescimento da rentabilidade foi “em grande parte impulsionado por melhorias substanciais das margens”. O lucro marginal alcançou os 130.8 milhões de euros, o que significa um aumento de 20% no total e de 45% quando analisando apenas ao Prime. Atualmente, a plataforma de subscrição de viagens representa 87% do lucro marginal.
“Tal como as orientações indicavam, a maturidade dos membros Prime é o fator principal da rentabilidade. O aumento constante do número de membros Prime que renovam as suas adesões traduziu-se numa melhoria substancial da rentabilidade”, analisa a empresa na mesma nota.
No total, as receitas da eDreams ODIGEO totalizaram 361.2 milhões de euros no primeiro semestre, representando um aumento de 2% – 69% dos quais são provenientes do negócio Prime, “o que confirma a transição efetiva da eDO para uma empresa de subscrição”, diz.
Já as receitas do Prime registaram um aumento de 18% devido ao “forte crescimento” do número de membros, “compensando largamente as reduções previstas e planeadas no lado não-Prime do negócio”, afirma a empresa. “Esta mudança está em linha com a orientação estratégica para o modelo de subscrição”.
A eDreams ODIGEO nota que “há uma maior flexibilidade financeira, uma vez que se continuam a registar ganhos significativos no Cash Flow”. A empresa atingiu os 41.7 milhões de euros, aumentando 61%, o que representa uma melhoria de 15.8 milhões de euros em termos homólogos.
A empresa adianta uma “conclusão com êxito da recompra de ações, garantindo ações próprias suficientes para financiar as entregas do plano de incentivos a longo prazo até ao ano fiscal de 2027”. Salienta ainda a aprovação pela parte do conselho de administração de um novo programa de recompra diária de 50 milhões de euros, com 3.4 milhões de ações para financiar as entregas do Plano de Incentivos a Longo Prazo (LTIP, na sua sigla em inglês) no ano fiscal de 2028 e o restante a ser amortizado.
“Os nossos resultados e desempenho não deixam margem para dúvidas: a nossa estratégia está a trazer crescimento e a criar valor duradouro para os nossos clientes, acionistas e para a empresa no seu todo. Estamos a cumprir as nossas promessas, impulsionando consistentemente o crescimento da rentabilidade e das margens, a adesão ao Prime, a melhoria da satisfação dos clientes e a solidez financeira, tornando a nossa empresa mais forte a cada dia que passa. A nossa execução distingue-nos claramente, impulsionada por uma plataforma de subscrição escalável e orientada pela IA que prospera com receitas previsíveis e recorrentes e relações de longo prazo com os clientes, posicionando-nos de forma diferenciada como uma referência num setor que é, de resto, transacional”, comenta Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO.
“Com as nossas conquistas consistentes, é com orgulho que vemos que os nossos objetivos ambiciosos a longo prazo para 2025 estão ao nosso alcance. Estamos entusiasmados com as oportunidades substanciais de crescimento mais além de 2025 e estamos entusiasmados com o futuro brilhante da eDO enquanto a principal plataforma de subscrição de viagens do mundo”, conclui Dunne.