A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da rede de escolas do Turismo de Portugal, vai levar a cabo, de fevereiro a maio, um plano de formação para profissionais, desenvolvido à medida de 14 unidades hoteleiras e de restauração de Troia, Comporta/Melides e Alcácer do Sal.
Os módulos temáticos e práticos deste programa de formação foram criados de acordo com as necessidades previamente identificadas nos respetivos empreendimentos.
As 14 unidades envolvidas e que vão beneficiar do programa são: Hotel Valo do Gaio; Herdade da Barrosinha; Troia Design Hotel; Pousada Castelo de Alcácer do Sal; JNcQUOI Beach Club Restaurant; Independente Comporta; AlmaLusa Comporta; Sublime Comporta – Country Retreat & SPA; Pestana Tróia Eco-Resort; Spatia Comporta; Vermelho Melides; Quinta Da Comporta – Wellness Boutique Resort; an SLH Hotel; Aqualuz Troia by The Editory; e The Editory by The Sea Troia Comporta Hotel.
O programa destina-se sobretudo aos profissionais que lideram equipas e onde competências de gestão, liderança e inovação são determinantes. O objetivo é capacitar estes profissionais para o trabalho em equipa e estimular a comunicação eficaz entre diversas áreas, preparando-os para os desafios associados aos serviços turísticos de elevada sofisticação.
O plano de formação, que foi desenvolvido para elevar a qualidade dos serviços turísticos garantindo um atendimento de excelência e uma experiência diferenciadora para os clientes, aborda matérias e temas como línguas, serviço de alojamento, serviço turístico na área de restauração e bebidas, e tem a qualidade e a sustentabilidade como aspetos transversais e determinantes para assegurar as competências que conduzem ao sucesso.
A avaliação será contínua e focada no desenvolvimento prático e na aplicação dos conhecimentos adquiridos para que haja lugar para eventuais ajustes ou melhor adequação de conteúdos, tendo em conta os desafios reais identificados em cada um dos empreendimentos.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “a formação é um pilar essencial para reforçar a competitividade das empresas do turismo e garantir a qualificação contínua dos respetivos profissionais. Apostar no desenvolvimento de competências é investir na excelência do serviço, na satisfação dos clientes e no futuro sustentável do setor. E o Turismo de Portugal demonstrou assim, mais uma vez, a sua atenção às necessidades das empresas, respondendo de forma rápida e objetiva ao desafio que lhe foi colocado.”