A Smartrental, empresa espanhola especializada em apartamentos turísticos e de habitação com serviços hoteleiros, pretende investir 100 milhões nos próximos anos, entre capitais próprios e dívidas associadas, para crescer em Espanha e Portugal e dinamizar a sua estratégia de expansão internacional.
Segundo o site es.investing.com, empresa, fundada em 2011 por Fernando Rodríguez e Francisco García, já angariou 25 milhões de euros junto dos seus sócios e outros investidores e prevê fechar um investimento de 50 milhões de euros num prazo inicial máximo de cerca de dois anos. Para continuar esta estratégia de crescimento, a Smartrental prevê um novo aumento de capital, a médio e longo prazo, de mais 50 milhões, até atingir o valor final de 100 milhões de euros, disse o seu CEO, Fernando Rodríguez, na passada segunda-feira, dia 18, numa conferência de imprensa em Espanha.
A empresa espera que estes investimentos, que se destinam à compra de imóveis e à sua reabilitação (como a recente aquisição de um edifício em Córdoba), permitam aumentar a sua atual quota de mercado em 33% em apartamentos turísticos (Smartrental e Smartrental Collection), para coliving (Live it) e para estudantes (Smart Living), distribuídos entre Madrid, Las Palmas de Gran Canaria, Porto (Portugal), Barcelona ou Valência.
O grupo especializado em investimento e gestão de ativos turísticos e residenciais tem um hostel em Madrid (SmartHub Lavapies), em processo de licenciamento, e uma marca com a qual opera o seu negócio de coworking, Smartup, que oferece mais de 50 postos de trabalho distribuídos em 300 quadrados metros, salas de reuniões e diferentes serviços no bairro Las Letras de Madrid.
Rodríguez destacou que o Smartrental já voltou ao nível de ocupação pré-COVID (superior a 90%), mas com preços entre 30 e 40% inferiores aos de antes da pandemia.
A empresa espera ultrapassar o seu volume de negócios antes de covid-19 em 2022, que era de 16,5 milhões de euros, com um ebitda de 2 milhões, atingindo 25 milhões e um ebitda próximo dos 4 milhões, avançou o gestor.
Da mesma forma, a Smartrental espera ter mais de 200 funcionários no próximo ano, em comparação com sua força de trabalho atual de mais de 100 funcionários.