A tecnologia robótica está cada vez mais presente no setor hoteleiro, com a introdução dos “cobots” – robôs colaborativos projetados para interagir de forma segura com os humanos – em funções específicas. Um exemplo recente é o robot Kilo, apresentado pela empresa de robótica americana Piaggio Fast Forward, que foi desenvolvido para simplificar o transporte de bagagens em hotéis.
O robot Kilo, apresentado no início deste mês, é uma plataforma plana robótica de quatro rodas capaz de transportar cargas pesadas como bagagens ou “praticamente qualquer objeto grande e pesado que se mova em hotéis”, afirmou Dominic Locascio, diretor sénior de hotelaria da Piaggio Fast Forward, em entrevista ao Hotel Dive.
“A nossa ideia é reduzir o esforço físico dos funcionários, prevenir lesões no local de trabalho, criar um ambiente mais seguro e aumentar a eficiência dos funcionários”, explicou Locascio.
Prevenção de lesões no trabalho
Segundo o National Safety Council, o esforço excessivo e as colisões com objetos são as principais causas de lesões no local de trabalho, seguidas do contacto com equipamentos. Recentemente, os empregados de quartos têm defendido condições de trabalho mais seguras, com os trabalhadores de Las Vegas conseguindo medidas adicionais de segurança nos seus contratos sindicais mais recentes.
De acordo com o HotelDive, os robots Kilo ajudam os trabalhadores a evitar lesões e esforço físico ao assumirem tarefas pesadas. Além disso, melhoram a eficiência dos equipamentos de transporte de bagagens nos hotéis.
Locascio destacou que quando os trabalhadores empurram carrinhos de bagagem cheios, “não conseguem sempre ver o que está à frente”. Com o robot Kilo, um funcionário pode caminhar ao lado do robô enquanto este transporta os itens de um hóspede ou deixar que o robô se desloque autonomamente em rotas conhecidas.
Além do transporte de bagagens, Locascio apontou outras possíveis aplicações para os robôs Kilo, como a entrega de comodidades aos hóspedes na piscina ou de produtos de limpeza para os funcionários.
“Ao pedir uma cama extra na receção, ainda será alguém a trazer, mas o robô pode acompanhar e trazer lençóis e cobertores extras”, explicou. “Mantemos sempre esse contacto humano.”
O processo de emparelhamento é simples: qualquer pessoa pode ficar ao lado de um robot Kilo e pressionar um botão para se conectar, e o dispositivo pode detetar e seguir a pessoa conforme ela se move. Isso significa que os hóspedes também podem usar um robô emprestado para transportar objetos pela propriedade.
Embora os robôs Kilo tenham acabado de ser lançados e estejam a ser testados em hotéis, a Piaggio Fast Forward já vende uma versão menor da mesma tecnologia como produto para consumidores há alguns anos. “A hotelaria está a fazer um excelente trabalho ao adaptar as tecnologias residenciais para uso nos hotéis”, observou Locascio.
O toque humano
A Piaggio Fast Forward é uma das várias empresas de robótica que usam o termo “cobots” para descrever a capacidade dos seus robôs de trabalharem em colaboração com os humanos. Esse termo, originado nos anos 90 por professores da Universidade Northwestern, tem ganho popularidade à medida que os engenheiros de robótica procuram tornar os trabalhos humanos mais eficientes, de acordo com a Associação para o Avanço da Automação.
“A indústria está ainda no início de explorar como os robôs podem ser utilizados nos hotéis”, disse Locascio. “Nos próximos três a cinco anos, prevemos que uma grande percentagem de hotéis terá algum tipo de componente robótico”, previu, “seja algo tão simples como um aspirador ou algo muito mais avançado, como o que estamos a tentar realizar.”